Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Municípios /

Cajueiro da Praia

Cajueiro da Praia

acessepiaui@hotmail.com

24/11/2013 - 15h44

Compartilhe

Cajueiro da Praia

acessepiaui@hotmail.com

24/11/2013 - 15h44

ONG nacional lança projeto inovador em Cajueiro da Praia

0

 0

A cidade de Cajueiro da Praia terá em breve um Centro de Formação de Empreendedores (Cefem). A pedra fundamental da obra, que é uma iniciativa da ONG CARE Brasil e tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, foi lançada na última sexta-feira (22). A escola será autossustentável e irá ofertar cursos técnicos em temáticas relacionadas ao desenvolvimento local do território da Rota das Emoções.

“Os objetivos são grandiosos e temos a certeza de que serão alcançados. Esse é o caminho e o Governo do Estado está à disposição para apoiar iniciativas como essa”, destacou o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, que representou o governador Wilson Martins durante a solenidade.

A prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, afirmou que a implantação do Centro vem sendo buscada há alguns anos e que só vem a engrandendecer o município. “Trata-se de um projeto piloto e nós participamos da elaboração. Essa é uma oportunidade que os jovens terão para se prepararem melhor antes de chegarem ao mercado de trabalho. Como gestores vamos buscar mais parceiros para conseguirmos realizar esse sonho”, disse.

O coordenador regional da CARE Brasil, João Martins, mostrou a planta da escola, que está dividida em três etapas. Os recursos para execução da primeira etapa já estão garantidos. “Dividimos as obras dessa forma para facilitar a busca pelos recursos. Queremos iniciar as capacitações em julho de 2014. Jovens de pelo menos 14 municípios da região devem ser atendidos”. A diretora executiva da ONG, Renata Monteiro, também participou da solenidade. “Essa é a realização de um sonho que busca promover a inclusão social, levando em consideração o uso racional dos recursos naturais. Essa é uma obra de vocês, para vocês”, concluiu.

O secretário de turismo de Cajueiro da Praia, Aristóteles Ibiapina, considera esse um marco na hotelaria da região. O Centro está localizado ao lado da base Peixe-boi, sede da APA Delta do Parnaíba, que também apóia a iniciativa, cujo objetivo principal é contribuir para a redução da pobreza na região e promover a sustentabilidade por meio da educação de jovens voltada ao empreendedorismo social, ambiental e econômico, além de promover o turismo responsável e inclusivo. O terreno onde o Centro está sendo construído foi doado pela União.

Escola
Serão implementadas cinco unidades produtivas: uma pousada com seis bangalôs para hospedar os visitantes, tanques para criação de peixe, uma unidade produtora de polpa de frutas, uma de lacticínios e uma horta orgânica para promover o ensino prático para os alunos.

O número de beneficiários diretos do Projeto será de 500 jovens do litoral norte do Piauí e de beneficiários indiretos 3.000 adultos da mesma região, dentro do prazo de cinco anos. Esses beneficiários são jovens produtores rurais e suas famílias que até não conseguem sair do ciclo inter-geracional de pobreza.

Sobre a CARE Brasil
A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações no País em 2001. A CARE Brasil tem a missão de desenvolver comunidades empobrecidas do País, potencializando sua experiência, a diversidade local e os recursos existentes. Atua com foco no desenvolvimento territorial situando-se como agente catalisador de processos de transformação social em que as comunidades e indivíduos sejam protagonistas na busca de soluções duradouras para o combate à pobreza. Possui três eixos estratégicos de atuação: Educação para o Desenvolvimento, Empreendedorismo e Cadeias de Valor e Ajuda Humanitária e Redução de Risco de Desastres.

A organização trabalha de forma transversal a questão de Gênero e das Mudanças Climáticas. Atualmente, opera em nove estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e sete regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Pará, Maranhão, Ceará e Goiás). Em 12 anos, a entidade já apoiou mais de 100 mil pessoas no Brasil.

A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional. Com atuação em 84 países, a CARE apoiou, em 2012, mais de 83 milhões de pessoas através de 997 projetos de desenvolvimento e combate à pobreza e respostas humanitárias.

Comentários