Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Rogério Holanda

rogerioholandaufpi@gmail.com

16/03/2017 - 17h11

Compartilhe

Rogério Holanda

rogerioholandaufpi@gmail.com

16/03/2017 - 17h11

Teresina registrou 321 roubos de veículos nos primeiros 59 dias do ano

O número alarmante é do Relatório Preliminar de Indicadores de Criminalidade divulgado hoje (16).

 

Nos dois primeiros meses de 2017, Teresina registrou 321 roubos de veículos. A média diária passa de cinco. Os números são do Relatório Preliminar de Indicadores de Criminalidade, divulgado hoje (16) pela Secretaria de Segurança Púbica. Apesar da queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 457 ocorrências, esse número é assustador.

 

Mas não é só carros e motos que estão na mira dos bandidos.  Segundo o Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal – NUCEA, foram registradas pelo menos 3.058 ocorrências de roubo (exceto roubo de veículos e latrocínio) na capital nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. No mesmo período do ano passado foram 3.283 ocorrências.

 

Quem está perdendo apenas bens materiais para a criminalidade ainda está é no lucro. Os dados da  Secretaria de Segurança Púbica mostram que  no período em análise 50 pessoas foram vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na capital, que engloba homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. No interior do Piauí foram registradas 52 ocorrências, perfazendo um total de 102 casos no estado em apenas dois meses. No mesmo período do ano passado foram registrados 126 casos.

 

Os dados mostram uma pequena redução em relação ao primeiro bimestre de 2016, mas ainda estamos bem distante de motivos para comemorar. Esses números evidenciam ainda mais a necessidade de políticas mais eficazes de combate a criminalidade que passa pela aprovação de leis mais duras para manter os bandidos que são presos fora de circulação por mais tempo.  

Rogério Holanda

Comentários