Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Notícias /

Política

27/05/2013 - 09h11

Compartilhe

27/05/2013 - 09h11

Cisternas do Água para Todos beneficiam mais de 13 mil piauienses

Até 2014, o programa vai entregar 750 mil cisternas para os estados afetados pela estiagem no Semiárido

 Redação

Cisternas implantadas pela Codevasf	 (Foto:Ascom Codevasf)

 Cisternas implantadas pela Codevasf (Foto:Ascom Codevasf)

Um balanço divulgado pelo Programa Água para Todos coloca o Piauí entre os estados mais atendidos pelo Governo Federal. Foram beneficiadas mais de 13 mil famílias em 76 municípios. Até 2014, o programa vai entregar para os estados afetados pela estiagem no Semiárido 750 mil cisternas. No total, são 13.472 cisternas de abastecimento instaladas no Piauí e 303 mil em todo o semiárido.

O Governo do Estado, com a ajuda do programa, também tem garantido água em lugares onde as chuvas foram escassas. Em parceria com o exército e o Ministério da Integração Nacional, 441 carros-pipas estão mantidos em atendimento à população. No total, essas ações contemplam 106 mil pessoas em 78 cidades piauienses.

Cisternas

A cisterna de placas é um tipo de reservatório cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de água das chuvas, aproveitadas a partir de seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. A água armazenada fica protegida da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas. Já a cisterna calçadão, permite o uso da água para produção.

Os reservatórios possuem tecnologia testada e aprovada em países como México, Austrália e Indonésia. As principais vantagens do equipamento são a resistência, a rapidez de instalação e as condições de armazenamento, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água.

Redação

Comentários