Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias /

Economia

01/06/2013 - 16h04

Compartilhe

01/06/2013 - 16h04

Evento faz joalherias se multiplicarem em cidade piauiense

Setor teve incremento de mais de 2.500% em dez anos

 Agência Sebrae

 

Em 2004, quando foi realizada a primeira edição do Festival de Inverno de Pedro II, a cidade, localizada a 195 quilômetros ao norte de Teresina, possuía apenas três joalherias. Com o aumento do fluxo de turistas e com a valorização da cadeia produtiva da opala, esses empreendimentos se multiplicaram de forma rápida.

Atualmente, Pedro II possui mais de 80 joalherias, espalhadas em vários cantos da cidade. As oficinas de lapidação e criação de joias já sentem a falta de mão-de-obra, já que muitos dos antigos profissionais resolveram montar o próprio negócio.

“Essa situação começou a ficar insustentável. Os colaboradores ingressam na empresa e passam pouco mais de seis meses e já investem num pequeno negócio. O valor inicial para se ter uma bancada de ourivesaria é relativamente baixo. Com cerca de R$ 5 mil é possível montar uma joalheria”, informa Áurea Brandão, proprietária da Opalas Pedro II, empresa pioneira do segmento na região.

Áurea conta que para solucionar esse gargalo desenvolveu uma política de incentivo para os profissionais que atuam na sua empresa. “Começamos a fazê-los participar dos lucros, pois treinar esses profissionais não é fácil. Maioria dos que hoje atuam por conta própria foram nossos colaboradores”, acrescenta.

Nesse cenário, inovar pode ser a melhor saída. O diferencial da empresa começa na qualidade e design dos produtos. Deixar para trás a mesmice é o caminho mais viável. Pensando nisso, Áurea procura se capacitar continuamente, e o Sebrae tem papel relevante nesse processo.

“Participo de todos os cursos, treinamentos e projetos do Sebrae, além de grandes feiras do setor a nível nacional. Nesses eventos tenho acesso a informações atuais sobre joalheria, além de conhecer tendências em cores, tamanho e texturas. Nossas coleções têm conceito próprio, pois vejo que essa é a forma de nos mantermos sempre na frente da concorrência”, destaca Áurea.

Anualmente, a Opalas Pedro II desenvolve quatro coleções, sendo uma para o Festival de Inverno, outra para a Piauí Sampa, mostra realizada pelo Sebrae no Piauí em São Paulo, e as demais coleções atendem ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados. Algumas peças fazem parte de todas as coleções, pois sempre há demanda por elas, como é o caso do mapa do Brasil, do mapa do Piauí e do Cristo Redentor.

A empresa de Áurea foi selecionada por três vezes consecutivas no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, iniciativa que reconhece as cem unidades produtivas mais inovadoras e competitivas do setor no país.

Agência Sebrae

Comentários