Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Notícias /

Saúde

04/06/2013 - 10h17

Compartilhe

04/06/2013 - 10h17

Vacinação contra a paralisia infantil começa dia 8 de junho

Prefeitura disponibilizará 121 postos de vacinação.

 Redação

 

A partir do dia 8 de junho, crianças entre os seis meses e menores de cinco anos de idade poderão receber a vacina contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A Prefeitura de Teresina disponibilizará 121 postos por toda a cidade e tem como meta imunizar um total de 57.140 meninos e meninas até seu encerramento, no dia 21 de junho.

A FMS pede aos pais para que, ao levar seus pequenos para receber sua gotinha, não esqueçam de levar o cartão de vacinação. Isso porque aqueles que, coincidentemente estejam na época de receber alguma dose do esquema previsto pelo calendário de vacinação infantil, terão à sua disposição a versão injetável da dose, com o vírus inativo.

“Embora o Brasil não tenha registros de casos de poliomielite há 24 anos, é muito importante que todos os pais levem seus filhos para serem imunizados, pois devemos manter a doença longe de nosso país”, alerta o presidente da FMS, Luiz Lobão.

O contato entre crianças e adultos promove a imunização indireta destes, já que quem recebe o vírus atenuado o elimina pelas fezes fazendo com que ele circule e promova a produção de anticorpos nas outras pessoas. Desta forma, todos ficam livres do risco de contrair a doença.

Poliomielite

A Poliomielite é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus, que entra na corrente sanguínea e afeta o sistema nervoso central causando paralisia dos membros e meningite. Pessoas de todas as idades podem ser infectadas com este vírus, mas especialmente as crianças pequenas. O vírus entra no organismo através do contato com substâncias contaminadas com fezes infectadas. Alguns exemplos são as privadas, mãos sujas e o contato com secreções de um indivíduo contaminado.

Dados da Organização Mundial de Saúde demonstram que entre os anos 2011 e 2012, 16 países registraram casos de poliomielite, entre os considerados endêmicos e aqueles que receberam visitantes que portavam o vírus. A doença ainda atinge números preocupantes em países como Afeganistão, Paquistão e Nigéria.

Redação

Comentários