Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Esporte

08/06/2013 - 09h50

Compartilhe

08/06/2013 - 09h50

Jogos Escolares movimentam centenas de alunos na região de Picos

Os alunos da rede estadual de ensino participam da acirrada disputa regional dos JEPEPs.

 Redação

Equipe esportiva da região de Picos	 (Foto:Divulgação Seduc)

 Equipe esportiva da região de Picos (Foto:Divulgação Seduc)

Animação, garra, espírito esportivo e organização marcam a segunda etapa da X Edição dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (JEPEPs), que acontece na cidade de Picos, nesta sexta-feira (7). Cerca de 300 alunos de 20 escolas da Rede Estadual participaram das atividades, nas modalidades de handebol, futsal masculino, futsal feminino e atletismo.

Para o coordenador esportivo do JEPEPs na 9ª Gerência Regional de Educação, Francisco Rodrigues Barros, os jogos deste ano superaram todas as expectativas. “Primeiro, pelo local escolhido para a realização dos jogos: a quadra esportiva do Premen. Antes, não tínhamos onde jogar. Hoje, temos uma quadra novinha, com toda a estrutura que deu grandiosidade ao evento que reune um número grande de estudantes de toda a região de Picos”, destaca o professor. “Segundo, pela qualidade de atletas que descobrimos durante todas as fases e que certamente irão representar muito bem o Piauí, nas disputas nacionais”, acrescenta.

O trabalho do coordenador já é reconhecido e colhe frutos em nível nacional. A estudante Renata Cristina, de 16 anos, vai representar o Piauí no Pan-Americano, no período de 2 a 7 de julho, em São Paulo, na modalidade Judô. “O esporte vem provocando mudanças na vida desses alunos, tanto na parte social quanto na melhoria do aprendizado dentro da sala, estimulando a participação nas atividades da escola”, destaca Francisco, acrescentando que as modalidades esportivas vêm promovendo a socialização da comunidade dentro do ambiente escolar.

Compartilhando do mesmo pensamento, a professora de Educação Física da Unidade Escolar Miguel Lidiano, Joenice da Silva, declara que o incentivo ao esporte é uma forma de descobrir novos talentos, tanto no esporte, quanto nas outras áreas de ensino. “Está mais do que provado: o esporte é um dos grandes incentivadores para o avanço da Educação”, assegura a professora.

Sobre o evento, Joenice falou, ainda, que os jogos contribuem para socialização dos estudantes com outros de cidades diferentes. “A prática esportiva faz parte da formação do aluno, é uma função educativa e disciplinar, de resgate em relação ao corpo, mas, sobretudo, no que diz respeito à abertura da mente para novas e boas ideias”, completa.

Esporte que transforma

O engajamento nos esportes tem provocado grandes transformações. Railton Rodrigues, de 16 anos, estudante da Unidade Escolar Alaide Rodrigues, afirmou que era o mais inquieto, o que mais causava problemas na sala de aula. “Eu era muito danado”, admite Railton, que terminou sendo reprovado em um ano escolar e foi levado para o futsal por seu irmão mais novo. “Agora, tiro notas boas e dentro da média. O nosso treinador de futsal é rigoroso e deixa claro que se a gente não tirar boas notas não permanece na equipe”, relata o aluno.

A estudante Flávia Silva, da Unidade Escolar Osildo Albano, afirma que o futsal não é apenas um jogo, mas um estímulo à sabedoria e ao aprendizado. “A grande vantagem do futsal é que faz com que a gente não falte às aulas, e fique no meio da rua sem fazer nada. É uma emoção muito grande quando se é campeão, todo mundo gosta”, enfatiza a jovem.

A abertura do evento aconteceu na última quarta-feira (5), no ginásio poliesportivo da Escola Técnica Petrônio Portela. As disputas seguem até este sábado (8), nos turnos da manhã e tarde.

Redação

Comentários