Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Geral

13/09/2017 - 08h52

Compartilhe

13/09/2017 - 08h52

Consulta pública vai definir a árvore símbolo do Piauí; participe da votação!

A votação começou no dia 11 e segue até 17 de setembro.

 Acesse Piauí

 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí - SEMAR, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), abriu consulta pública para escolher a árvore símbolo do Piauí. Uma das quatro árvores selecionadas por uma comissão, formada por representantes da secretaria e professores do curso de Biologia da universidade, poderá ser escolhida no período de 11 a 17 de setembro.

 

Participe da votação clicando aqui.

 


A comissão é composta pelas professoras Fátima Veras, Rosimeire Brito, Roselis Machado, todas do curso de Biologia da Uespi e Vinícius Andrete, técnico da Semar Ambiente (Semar).


Para o secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, é importante para o Piauí ter uma árvore que represente o estado. “Teresina tem como símbolo o oiti, o pau-brasil é a árvore que foi escolhida para representar o nosso país e é legítimo que nosso estado tenha também a sua representante. Nada mais justo do que deixar a população fazer essa escolha. Com o resultado da consulta pública, o governador Wellington Dias vai oficializar, por meio de decreto, a árvore símbolo do estado, no dia 21 de setembro”, afirma.


A presidente da comissão, Roselis Machado, destaca que a escolha da árvore para representar o Piauí através de um decreto, visa dar mais significância e preservação histórica à vegetação da região. Pela comissão, foram escolhidos as árvores do Bacuri, Jatobá, Carnaúba e Ipê Amarelo. “Realizamos um estudo bibliográfico para chegar até essas quatros espécies. Definimos pelas características, maior ocorrência e mais significância”, explicou.


Conheça sobre as árvores:


Bacuri (Platonia insignis) – Árvore de porte alto com tronco reto casca espessa e às vezes, enegrecida dos indivíduos adultos. Muito utilizada na alimentação.


Jatobá (Hymenaea courbaril) – Árvore alta com casca um pouco áspera, cinza-clara, com pequenos sulcos. Muito utilizada na medicina popular, fornece farinha comestível e nutritiva e produtos madeireiros.


Carnaúba (Copernicia prunifera) – Planta perene, heliófila com um tronco simples, ereto, com numerosas folhas no seu topo. Usada na arborização e paisagismo, em construções e fornece cera.


Ipê Amarelo (Handroanthus chrysotrichus) – Árvore decídua, heliófita, secundária tardia. Muito utilizada na construção civil, cabos de ferramentas, carpintaria, marcenaria, dormentes, forros, vigas, postes mourões, móveis e tabuados.
 

Acesse Piauí

Comentários