Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

30/04/2015 - 14h04

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

30/04/2015 - 14h04

Alunos saem mais cedo por falta de professores em Dom Inocêncio

Estudantes temem ficar com o ano letivo prejudicado. Direção da unidade escolar e Seduc admitem a falta de docentes.

 

 

A falta de professores tem deixado muitos estudantes da Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues, no município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, preocupados com o futuro do ano letivo. Segundo eles, faltam docentes em diversas disciplinas e algumas turmas estão sendo liberadas mais de duas horas antes do horário normal.

 

Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues, em Dom Inocêncio (Foto: Reprodução/Internet)

 

A situação é mais grave nas turmas do terceiro ano do ensino médio. De acordo com estudantes ouvidos pelo Acesse Piauí, só estão sendo ministradas aulas de apenas quatro disciplinas. Mais de um mês após o começo do ano letivo, os estudantes contam que ainda não tiveram aulas regulares nas disciplinas de inglês, matemática, física, química, história, geografia e educação física.

 

A estudante Antonieta Marques, 17 anos, relata que a situação vivida pelos alunos da escola é ruim, principalmente para quem está concluindo o ensino médio esse ano. “É uma situação ruim, principalmente para nós que estamos terminando o 3º ano, pois somos bastante prejudicados. É algo que não deveria estar acontecendo”, falou.

 

Se a situação é preocupante na sede da escola na zona urbana, nos anexos situados na zona rural a situação é ainda pior. Nesses locais as aulas sequer iniciaram em 2015 devido à ausência de docentes. São dezenas de alunos na zona rural sem nenhuma aula ministrada até a quinta-feira (30).

 

Interior da escola Maria de Oliveira Rodrigues (Foto: Reprodução/Internet)

 

A direção da Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues admitiu a falta de docentes, mas garantiu que a situação será normalizada na segunda-feira (4).

 

“Foram conseguidos 33 novos contratos para o município de Dom Inocêncio e alguns concursados também virão. A partir de segunda esses professores já devem começar a dar aulas e os anexos que não estavam funcionando vão funcionar”, disse a diretora adjunta Maria do Socorro Nunes.

 

Procurada pela reportagem do Acesse Piauí, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reconheceu que existe déficit de professores em todo o Piauí. A secretaria informou que 1.321 docentes substitutos foram contratados e 700 concursados convocados para suprir a falta de professores nas escolas estaduais. De acordo com a Seduc, somente em 2015 já foram 3.700 professores substitutos contratados para resolver o problema.

 

A Secretaria destacou que a Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues em Dom Inocêncio está entre as escolas contempladas e que a situação deve ficar totalmente normalizada em no máximo 15 dias. A Seduc disse ainda que todas as aulas que não foram dadas até agora serão repostas e garantiu que os alunos não sairão prejudicados.  

Dom Inocêncio

Comentários