Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

15/02/2017 - 17h31

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

15/02/2017 - 17h31

Beneficiários do Minha Casa Minha Vida vivem em condições sub-humanas

Dezenas de famílias convivem com escuridão e falta de saneamento básico em Itaueira-PI.

Famílias estão sem energia elétrica na zona urbana de Itaueira-PI

 Famílias estão sem energia elétrica na zona urbana de Itaueira-PI

 

"[...] temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade... (Ingo Wolfgang Sarlet )"

 

 

 

 - Itaueira-PI, 29 de outubro de 2015.

Dia simbólico para todos os itaueirenses. O município completou 63 anos de emancipação política. Mas aquela quinta-feira foi bem mais memorável para 41 famílias de baixa renda. Receberam da prefeitura as chaves de moradias populares edificadas na periferia da cidade através do programa Minha Casa Minha Vida Sub 50, do Governo Federal.

 

Com acabamentos precários, como quase toda casa construída por esse programa no Brasil, as moradias não vieram acompanhadas de serviços como saneamento básico, pavimentação das ruas, ligações de água e luz. Ávidos por um teto, muitos contemplados fizeram ligações clandestinas e se mudaram com a família. A promessa do governo municipal era de que em cerca  de 45 dias tudo estaria regularizado, oferecendo condições dignas de moradia no novo bairro, batizado de Moisés Lima.

 

 - Fevereiro de 2017.

 

A situação continua a mesma, ou melhor, bem pior. A Eletrobras suspendeu todas as ligações clandestinas, deixando o bairro sem energia elétrica. A calamidade caminha para a segunda semana.

 

Segundo o morador Reginaldo Geraldo, a situação só não está pior porque meses atrás a população decidiu comprar a encanação necessária para a Agespisa fazer as ligações de água. “A prefeitura cedeu uma máquina para escavar as valas, mas nós tivemos que comprar o óleo [diesel] para abastecer”, disse.

 

- Moradores procuraram a prefeitura, mas não foram atendidos pelo prefeito

 

O representante do Ministério Público do Piauí no município, promotor de justiça Carlos Washington, já esteve no local e prometeu cobrar soluções imediatas da prefeitura.

 

Atendendo pedido da nossa reportagem, a assessoria de comunicação do governo municipal está buscando junto aos órgãos uma resposta para dar aos moradores. Assim que esse comunicado chegar a nossa redação, vamos publicar aqui.  

 

 

Itaueira

Comentários