

Durante a Semana Santa, Oeiras recriatradições que perduram dois séculos. Conhecida como Capital da Fé, as ruas da cidade se enchem de milhares de cristãos que dedicam tempo, suor, pernas e coração a Jesus Cristo. Tudo isso acontece dentro do casario histórico mais preservado do estado e um dos principais do Nordeste. O município foi a capital do Piauí até o século XIX. A coluna estreia contando como participar desse grande evento.
O que fazer:
Quando se pensa na Semana Santa em Oeiras remete-se às grandes procissões. Cheias de significado e plasticidade, a Procissão do Fogaréu e do Senhor Morto são o que mais atrai os turistas, entre 20 e 30 mil pessoas participam de cada uma. Entretanto, a cidade oferece muitas outras liturgias aos católicos. Elas começam uma semana antes do período da Paixão de Cristo. São missas, cantatas, cinema aberto ao público, saraus e outras manifestações culturais.
Foto: Regis Falcão
Uma novidade para esse ano será o Festival de Bandolins. Haverá apresentações musicais da Orquestra Sinfônica de Teresina, Josué Costa e artistas nacionais, aulas e saraus sempre com a presença do tradicional instrumento. Além disso, a Semana Santa é uma boa época para conhecer o casario colonial de Oeiras, o mais representativo do Piauí e um dos poucos que mantém peças do século XVII. O viajante também tem opções para rapel, trilhas e bicicleta, sendo que Oeiras possui uma pista que recebeu recentemente um campeonato nacional de ciclismo. Para as crianças, o Centro de Lazer do Sesc oferece piscina e restaurante. Todas essas opções podem ser consultadas no aplicativo Vila e com guias que estarão no centro histórico.
Foto: Otavio Nogueira
Como chegar:
Oeiras fica a cerca de 300km de Teresina no sudeste piauiense. Existem três opções para quem vai de carro. Todas saem da capital pela BR-316. No entroncamento da estaca zero, o motorista pode ir pela BR-343 para depois seguir pela PI- 236 que começa em Regeneração, ou seguir pela BR-316, passando por Valença, e em seguida pegar a BR-230. O primeiro caminho é mais curto e oferece belas vistas da Serra da Bananeira, enquanto o segundo oferece uma alternativa gastronômica na cidade de Ipiranga, onde fica a sede da Lili Doces e seus produtos são mais diversos e mais frescos.
Para quem vai de ônibus a opção é a Empresa Lider. Ela oferece várias opções durante o dia e o preço fica em torno de 60 reais. O telefone dela é 3218-1977.
Onde ficar:
A rede hoteleira não é muito grande mas oferece boas opções. Algumas delas são:
Hotel Pousada do Cônego – (89) 3462-1219
Hotel Sesc Oeiras – (89) 3462-2464
Hotel Sereia – (89) 3462-3450
Hotel Coqueiro Verde – (89) 3462-1799
Nícolas Barbosa
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.