

No último fim de semana, vários piauienses saíram de Teresina em direção a seus municípios para votar. Em meio a esses viajantes estava eu e parte de minha família. Temos origem em São João do Piauí, que fica a cerca de 500 quilômetros da capital. As rotinas obrigaram o tempo de viagem a ser muito rápido, mas busquei aproveitar o percurso para conhecer as atrações que estão no caminho.
Modéstia à parte, são dicas valiosas. Além das atrações de São João do Piauí, o roteiro descrito pode ser feito por quem desejar ir à Serra da Capivara. São Raimundo Nonato fica a apenas 100 quilômetros de São João.
Para descrever melhor os atrativos, dividiremos em 2 textos. No primeiro, descreverei o caminho. Depois mostrarei os pontos turísticos sanjoanenses.
Trecho 1 – BR 316
Fiéis na Gruta de Betânica (Foto: CCOM/Regis Falcão)
Esse é o percurso obrigatório para quem vai em direção ao sul do Piauí. Muito movimentada no trecho que vai até a chamada Estaca Zero, a BR-316 tem um dos principais pontos religiosos do Piauí nas suas margens. A Gruta de Betânia foi iniciativa de um padre italiano que morou na região e sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. Como forma de agradecimento, ele construiu o espaço que se dedica à devoção por Nossa Senhora de Lourdes. Com boa estrutura para receber os devotos, além da imagem, o espaço possui uma sala dedicada aos objetivos que os fiéis deixaram para pagar suas promessas.
Dica - Durante o mês de fevereiro acontece o festejo da Gruta de Betânia. Mais de 10 mil romeiros se reúnem no local.
Trecho 2 – BR 343
Esse percurso é o que guarda menos opções turísticas, a não ser que o viajante queira dar uma esticada até Amarante. Neste trecho, que vai da Estaca Zero até a cidade de Regeneração, existe apenas um ponto de parada interessante, a Lanchonete do Sales em Água Branca.
Serra da Capivara: dramas e soluções de quem vive do parque
No entanto, caso se tenha tempo extra, pode-se ir até Amarante. A cidade fica a apenas 17 quilômetros de Regeneração e é um Patrimônio Brasileiro. Seu casario, as paisagens, a Fábrica de Cachaça e a cultura, que tem marcas fortes do negro e do catolicismo, formam um dos melhores destinos do Piauí.
Trecho 3 – PI 236
Vista do talhado na área urbana de Tanque, a 500 metros da rodovia
Essa parte da viagem é um divisor de águas no percurso. Percebe-se que a Caatinga passa a ter maior força. A paisagem é tomada pela sequidão com pequenas manchas verdes que aparecem na Chapada Grande.
O primeiro ponto de parada para admirar o visual da chapada é o Morro da Cruz, em Regeneração. O local, que recebe tradicionalmente os devotos da região, ganhou infraestrutura. É possível estacionar o carro a poucos metros do mirante e ter uma vista única.
Na sequência, os pés de eucalipto que beiram a estrada provocam uma sensação diferente no viajante que percorreu diversos outros trechos do Piauí. São quase 20 quilômetros rodeado por eucaliptos e uma sensação térmica mais agradável.
Vista do Morro da Cruz em Regeneração
Para fechar as atrações do trecho, quanto mais próximo de Tanque do Piauí, maior o encantamento com as paisagens. A estrada fica no alto da Chapada Grande e permite vistas belas dos diversos morros da região.
Oeiras
É provável que seja uma grande injustiça colocar Oeiras em um texto sobre percurso. A primeira capital do Piauí sempre merecerá um texto completo. Mas dentro da viagem que leva até São João do Piauí ela é um ponto de parada. É o mais importante deles e que merece uma noite para conhecer melhor a cidade.
Centro Histórico de Oeiras (Foto: Octavio Nogueira)
A fé, o Patrimônio Histórico e a cultura são importantes traços oeirenses. Além disso, a cidade é a que oferece os melhores serviços no caminho. Lá estão os melhores hotéis e restaurantes. A dica é parar em Oeiras por pelo menos um dia e conhecer melhor o Centro Histórico e, se possível, algo mais cultural a noite.
Dicas para conhecer melhor Oeiras
Trecho 4 – PI 143
Nessa parte da viagem o sertão já está nas veias. A seca e as árvores desfolhadas se misturam com a solidão. Na minha viagem de fim de semana tive a grata surpresa de ver vários ipês amarelos misturados com os galhos secos.
Outro ponto praticamente isolado na estrada é a Barraca do Queijo. Com o nome bem simples, o local vende derivados do leite de excelente qualidade. Doce de Leite, requeijão e queijo (claro!) estão à venda e todos são feitos artesanalmente.
Vista do açude em cima do Mirante do Sagrado Coração de Jesus
Em Símplicio Mendes há mais um mirante imperdível. O Mirante do Sagrado Coração de Jesus fica na entrada da cidade. Para um lado é possível ver o centro urbano com a torre da Igreja Matriz se destacando perante as outras construções. No outro lado está o açude municipal contrastando com a paisagem que o envolve.
Em seguida, segue-se pela Rodovia Transamazônica na rota que levará ao destino da viagem. Mas isso será tratado no próximo texto.
Nícolas Barbosa
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.