Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Notícias /

Cultura

06/10/2017 - 09h43

Compartilhe

06/10/2017 - 09h43

Orquestra Sinfônica leva apresentação para igreja do bairro Saci neste domingo (8)

Projeto Sinfonia nos Bairros busca democratizar o acesso à música sinfônica à população de Teresina.

 Acesse Piauí

 

A população da zona sul terá um domingo especial. A Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) levará o projeto Sinfonia nos Bairros para a Igreja Menino Jesus de Praça, localizada na avenida principal do bairro Saci. O projeto existe há seis anos e tem como objetivo principal aproximar o público do repertório da orquestra, composto de música erudita e arranjos especiais da música popular. 


Segundo o maestro Aurélio Melo, a ideia é democratizar o acesso à cultura, levando para perto das pessoas a música sinfônica. "Muitas das pessoas nunca viram e nem ouviram uma orquestra tocar. Para nós tem sido muito gratificante proporcionar isso”, disse.


O repertório do projeto Sinfonia nos Bairros foi elaborado de forma a mostrar às pessoas um pouco da música de compositores eruditos, como Mozart e Beethoven, mas também mesclando com arranjos especiais de canções populares e hinos religiosos. Neste domingo (08), a apresentação contará com a participação do cantor Flávio Moura, que recentemente gravou o primeiro DVD, comemorando 12 anos de carreira. “Geralmente o projeto tem ocorrido dentro das igrejas porque facilita em termos de concentração de público e acústica da apresentação”, explicou o maestro Aurélio Melo.


A apresentação deste domingo acontecerá a partir das 18h, na Igreja Menino Jesus de Praga, que já costuma concentrar bom público para a missa dominical. A orquestra se apresentará com seus 63 músicos, com suporte de uma equipe formada por 14 membros que atuam na produção, técnica e apoio. 


A OST mantém uma programação anual de atividades que movimentam a cena cultural de Teresina e de todo Estado, com concertos a preços populares ou gratuitos, incluindo o projeto Concertos Matinais, Sinfonia nos Bairros, Sinfonia nas Praças, OST nas Escolas, Concertos pelo Piauí – Rio Abaixo, Rio Arriba, Ensaio Aberto, concertos com cantores convidados, além de eventuais apresentações temáticas.


Para a temporada deste ano, a Orquestra Sinfônica de Teresina conta ainda com a parceria do Conselho Nacional do SESI, que patrocina todas as atividades, num investimento que vai desde a produção, à manutenção da orquestra e à realização dos projetos.

 

Acesse Piauí

Comentários