Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias /

Cultura

17/02/2017 - 10h45

Compartilhe

17/02/2017 - 10h45

10 coisas que você precisa saber sobre o Corso de Teresina

O evento tem a expectativa de atrair mais de 350 mil pessoas neste sábado (18).

 Acesse Piauí

 


Está se aproximando a hora da avenida Raul Lopes se transformar no maior corredor da folia  do Estado. A Prefeitura de Teresina, responsável pela organização e estruturação do evento, que acontece no sábado (18), finaliza os últimos detalhes. 


Todos os órgãos envolvidos na organização do evento estão ajustando os últimos pontos. A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves está inscrevendo caminhões até as 17h desta sexta-feira (17). Para efetuar a inscrição, é necessário levar tanto a documentação do veículo como do motorista. 

 

O edital que rege as inscrições prevê que só serão permitidos veículos fabricados a partir de 1985. Ainda como parte das estratégias de segurança, a Prefeitura estabeleceu que cada veículo deverá ter o guarda-copo de madeira ou ferro, com no mínimo 1,20m de altura, e todos os motoristas serão submetidos a teste do bafômetro antes e durante o percurso. O uso de banheiros químicos será obrigatório e só será permitido o uso de bebidas em lata e plástico.
10 coisas que você precisa saber sobre o Corso


1 - INSCRIÇÕES 
As inscrições dos caminhões estão sendo realizadas, das 7h30 às 17h, na sede da Fundação Monsenhor Chaves, localizada na rua Félix Pacheco, 1440, Centro/Sul.


A pessoa responsável deve levar toda a documentação do caminhão e do motorista que vai guiar o veículo durante o evento. Além disso, dar informações gerais sobre a proposta de decoração, o tema, e os itens exigidos (guarda-corpo, banheiros químicos).


2 - CONCENTRAÇÃO
Os veículos poderão se posicionar a partir das 12 horas do dia 18 de fevereiro na avenida Petrônio Portela, iniciando em frente a Polipedras, no sentido Leste/Centro. O evento começa às 16h do sábado (18) e os veículos deverão transitar em faixas estabelecidas e sinalizadas pela organização do Corso, através das grades de proteção.


De acordo com Diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, a mudança no local da concentração foi realizada para melhorar a fluidez no trânsito. “Resolvemos fazer essa mudança para oferecer mais segurança para as pessoas que vão participar do Corso”, acrescentou.


3 - PERCURSO
O percurso será por toda a extensão da avenida Raul Lopes, a partir da ponte da Primavera, passando pela ponte Estaiada e a dispersão acontece a partir do primeiro balão do Shopping Riverside, sendo proibido estacionar a partir deste ponto.


4 - BARRAQUEIROS
Foi intensa a procura para inscrições de ambulantes e vendedores que pretendem usar o espaço e comercializar bebidas e comidas na área que corresponde a Avenida Raul Lopes durante o Corso 2017. Ao todo, 400 fichas foram cadastradas pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste). Neste ano, por orientação do Ministério Público, o número de inscrições foi limitado.


5 - INCLUSÃO
Assim como nas outras edições, as majestades do Carnaval serão presença certa no evento, com uma novidade. Além dos tradicionais Rei e Rainha do Carnaval, os da terceira idade e da acessibilidade, esse ano o Corso será abrilhantado com a presença da Rainha Trans. As majestades representantes da folia serão escolhidos na festa que acontecerá nesta sexta-feira (10). 


6 - SAÚDE
Uma ambulância do SAMU e motolancias estarão no local para atender possíveis demandas e para, caso necessário, fazer o deslocamento do paciente para os hospitais da região, que estarão preparados para atender as demandas. Principalmente o Hospital da Primavera, que é o mais próximo da festa.


Quanto à fiscalização dos alimentos a venda no evento, a Vigilância Sanitária do município estará presente. “Serão levados em conta fatores como o manuseio dos alimentos, o uniforme dos vendedores, assim como o acondicionamento dos produtos”, conta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.
 
Ela explica que os vendedores devem estar uniformizados, usando avental, touca e luvas. O responsável pelos alimentos não deve manipular dinheiro nem usar nenhum tipo de adorno. “Pratos e talheres devem ser descartáveis e, para garantir que não haja reutilização, aconselhamos os clientes a destruir estes utensílios logo após seu uso, bem como quebrar os palitos de churrasco”, aconselha Amariles Borba.


7 - SEGURANÇA
A Comissão Organizadora do Carnaval, mais uma vez, trabalha em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Portanto, o Corso terá a segurança maciça da PM, além de segurança particular. 


8 - MEIO AMBIENTE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiental e Recursos Hídricos (Semam) está se articulando junto às ONGs Emaús Trapeiros e Mais Vida para realizar uma série de ações estratégicas. A atuação se dará tanto no aspecto da educação quanto da compensação ambiental.
 


O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam fará a distribuição de material educativo, além de levar uma mostra de produtos feitos a partir de materiais recicláveis, criados por artesãos e artistas locais.


 
A Associação Emaús Trapeiros de Teresina, por sua vez, ficará responsável pela triagem do lixo recolhido, fazendo a contabilização da quantidade resíduos de metal, papel e plástico, devendo, ao fim, repassar os dados à Semam.


9 - TURISMO
O aspecto turístico é um dos principais a serem levados em conta durante o evento. Esse ano, espera-se um público de 350 mil pessoas.


Em relação especificamente aos turistas que estiveram no Corso ano passado, a pesquisa apontou um crescimento de 52,8% em relação a 2015, evoluindo de 37.500 visitantes para 57.300, sendo que, em 2015, 40% chegaram exclusivamente para o Corso e, em 2016, esse número cresceu para 74,1%, demonstrando que o evento tem um forte poder de captação de fluxo.


10 - TRANSPORTE
Por ser o maior evento da cidade, em se considerando a aglomeração de pessoas, recomenda-se que as pessoas vão para o evento utilizando o transporte público ou os serviços de táxi e mototáxi. 


No final do percurso, serão dispostos pontos de táxi e mototáxi também para que os foliões possam ir para casa em segurança. 
 

Acesse Piauí

Comentários