Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Notícias /

Economia

10/03/2017 - 15h52

Compartilhe

10/03/2017 - 15h52

Reunidas na UFPI, autoridades discutem fruticultura de Petrolina

O evento teve como palestrante o deputado federal e ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho.

 Acesse Piauí

Deputado Federal, Guilherme Coelho; Reitor da UFPI, Arimatéia Dantas; Coordenador do NPJ, Gabriel Rocha; e Professor Felipe Mendes

 Deputado Federal, Guilherme Coelho; Reitor da UFPI, Arimatéia Dantas; Coordenador do NPJ, Gabriel Rocha; e Professor Felipe Mendes

O Núcleo de Pesquisa da Justiça do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI (CCHL) e a Rede Pense Piauí promoveram nesta sexta-feira (10) um encontro para conhecer o processo de estruturação do arranjo produtivo da fruticultura em Petrolina e suas repercussões na região do semiárido. O evento teve como palestrante o deputado federal e ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho.

 

Guilherme Coelho é, também, exportador e produtor de frutas e abordou aspectos da experiência de Petrolina com a fruticultura, como a ação política; a ação administrativa do governo, especialmente da Codevasf e da Embrapa; e o papel da iniciativa privada, local e externa, tanto de grandes e médias empresas, como de pequenos produtores.

 

O Reitor Arimatéia Dantas destacou que a UFPI é parceira de todos os movimentos que desenvolvem ações para o desenvolvimento do Piauí. “Um dos papeis das universidades é contribuir com o desenvolvimento da região onde estão instaladas, então, a UFPI não pode deixar de participar desses movimentos. O Pense Piauí é um movimento que veio para mudar o Estado, portando, a Universidade está de portas abertas e disposta a firmar parceria com todos que estão envolvidos com esse grupo, no sentido de que possa contribuir com suas as ações”, frisou.

 

O Desembargador Federal, Carlos Brandão, docente da UFPI e integrante do movimento Pense Piauí, destacou a participação do judiciário no processo de desenvolvimento regional. “A presença do judiciário é, exatamente, para fortalecer essas iniciativas que congregam as forças econômicas e políticas no sentido de propiciar o desenvolvimento. O Estado do Piauí tem um patrimônio hídrico específico e é necessário que esse patrimônio juntado com as condições climáticas gerem renda, então, o judiciário com a sua presença simbólica e, de alguma forma, criando um espaço de consciência, porque a política é muito fragmentada e a presença do judiciário é, exatamente, para unir esses fragmentos e propiciar o desenvolvimento social e humano”, informou.    

 

O encontro teve a presença de docentes da UFPI, autoridades jurídicas, políticas e empresariais.

Acesse Piauí

Comentários