Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias /

Economia

15/03/2017 - 10h40

Compartilhe

15/03/2017 - 10h40

Wellington autoriza criação de escola e investimentos em suinocultura

 Acesse Piauí

 

O governador Wellington Dias reuniu-se, nessa terça-feira (14), no Palácio de Karnak, com os representantes da Câmara Setorial de Suinocultura, composta por 14 órgãos do governo e sociedade civil. O encontro teve a finalidade de apresentar proposições para o desenvolvimento da suinocultura e a produção de alimentos e derivados. Dias já autorizou a criação de uma escola especializada em formação nesta área e de um fundo de aval para investimentos.

 

Dentre as propostas, estão a oferta de linhas de crédito adequadas a investimentos; implantação de fábrica de ração e abatedouro; implementação de programa de vacinação conforme legislação vigente; disponibilização de assistência técnica aos produtores e mão de obra qualificada; desencorajamento de concorrência desleal e promoção de campanhas educativas ao consumidor; e elevação da taxa de carcaça congelada.

 

O governador autorizou a criação de uma escola especializada em formação na área de suinocultura e de um fundo de aval para investimentos. “Acertamos uma parceria com os bancos e Agência de Fomento para os próximos dias, que concederá cerca de R$ 3 milhões para que possamos avançar e produzir aquilo que o Piauí consome. Também haverá a geração de emprego e renda com o progresso dessa atividade econômica, que é muito importante para o estado”, acrescentou Dias.

 

“Queremos aumentar a cadeia de suínos no Piauí e precisamos do Governo do Estado, que tem se mostrado atento e interessado em colaborar. Um dos pontos principais é aumentar a carteira de investimentos para a suinocultura e modificar a lei de fomento, pois apenas para comprar uma granja de 40 matrizes, é preciso gastar cerca de R$ 500 mil. Precisamos valorizar o que é produzido aqui”, atentou o presidente da câmara, Pedro Calixto.

 

“Estamos num processo de organização. Iniciamos com a Associação dos Criadores de Suínos, depois criamos uma cooperativa, que está começando as atividades e agora a Câmara Setorial, que nos permite expor as nossas necessidades. Para nós é uma oportunidade única e esse é o primeiro passo para que possamos ter uma suinocultura crescente e forte”, ressaltou o presidente da Coopsui, Antônio Sérgio.

Acesse Piauí

Comentários