Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias /

Geral

17/03/2017 - 12h40

Compartilhe

17/03/2017 - 12h40

PPP e Concessões será tema de seminário em Teresina no dia 21 março

O Seminário iniciará 8h30 seguindo até as 17h no Metropolitan Hotel.

 Acesse Piauí

Instituto dos Advogados Piauienses vai realizar seminário em Teresina

 Instituto dos Advogados Piauienses vai realizar seminário em Teresina

Teresina sedia no dia 21 março o Seminário “Parcerias Público-Privadas e Concessões: perspectivas e possibilidades no Piauí”. Organizado pelo Instituto dos Advogados Piauienses e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o evento recebe o apoio da Embaixada Britânica e conta com renomados pesquisadores da área no Brasil e no mundo como o Cônsul Graham Tidey British, que já atuou como Gerente de Comércio e Investimento do Reino Unido para o Norte e Nordeste do Brasil, promovendo oportunidades de parceria entre empresas britânicas e brasileiras, e Elcires Pimenta Freire, coordenador de projetos e professor da FESPSP.

 

O Seminário contempla quatro painéis que abordarão temas como as experiências, perspectivas e desafios da modalidade no Brasil e Reino Unido. Além de perspectivas e possiblidades para as PPP e concessões no Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Teresina. Também serão discutidos os principais desafios e modelagem jurídica em contratos de PPP e concessões e os desafios na modelagem econômico-financeira. 

 

Para o presidente do Instituto de Advogados Piauienses (IAP), Dr. Álvaro Mota, “será uma oportunidade para que se ampliem as informações acerca de concessões e parcerias público-privadas, de essencial interesse para todos profissionais cuja carreira e/ou atuação se relacionam com essas modalidades de prestação de serviços ou construção de equipamentos e obras públicas”, pontuou o advogado, um dos organizadores do evento.

 

Segundo o professor Elcires Pimenta, a discussão do tema é do interesse de várias áreas - técnica, jurídica, econômica - e trará contribuições, no sentido de aprofundar projetos que vem sendo elaborados no Estado do Piauí.  “É um tema atual que deve envolver toda a sociedade, porque atrás da discussão da PPP está o debate de um novo modelo de gestão pública, um modelo de estado, onde este assume responsabilidades novas”, afirma o pesquisador.

 

O Secretário Municipal de Concessões e Parcerias (SEMCOP), Erick Elysio Reis Amorim, também está entre os palestrantes do seminário e deverá apresentar o trabalho frente à secretaria, recém criada pela Prefeitura de Teresina. “Fomos o primeiro município a assinar termos de cooperação com a prefeitura de São Paulo e o BNDES, e ainda com o Governo do Estado para trabalhar em projetos em comum. Nesse primeiro trimestre estamos fazendo um mapeamento das potencialidades das PPP’s na prefeitura de Teresina, bem como a atualização da legislação para que possamos ao longo do ano implementar as fases do processo de concessões e parcerias”, destacou o secretário.

 

Estarão presentes também nas discussões dos painéis: Carlos Alexandre Nascimento, diretor de Programas da LSE Enterprise e Coordenador do MBA PPP e Concessões; Rafael Castilho, Coordenador de Projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; Viviane Bezerra, Superintendente de Parcerias Público Privadas e Concessões do Governo do Estado do Piauí; o procurador do Governo do Estado do Piauí, Dr. Álvaro Mota; o procurador do Geral do Estado da Bahia, Dr. Paulo Moreno Carvalho; o pesquisador do  Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio, Dr. Rafael Igrejas; o Secretário Executivo de PPP do Estado da Bahia e  Coordenador Nacional da Rede PPP, Rogério  Princhak; e Luis Eduardo Patrone Regules, vice presidente da Comissão de Direito Constitucional e Membro da Comissão de Ensino Jurídico.

 

O Seminário iniciará 8h30 seguindo até as 17h no Metropolitan Hotel, em Teresina (PI). Os detalhes da programação estão disponíveis no endereço eletrônico: www.fespsp.org.br/seminarioppp.

Acesse Piauí

Comentários