Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Notícias /

Saúde

18/04/2017 - 10h08

Compartilhe

18/04/2017 - 10h08

Exames de mamografia e citologia são oferecidos gratuitamente em Teresina

A ação faz parte do Projeto Alertar da RFCC-PI que promove atividades de prevenção e combate ao câncer.

 Acesse Piauí

 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí (RFCC-PI), em parceria com a equipe do SESC Saúde Mulher, está realizando exames de mamografia e citologia gratuitos para a população da região da Santa Maria da Codipi até quinta-feira (20). A ação iniciou na segunda (17) e faz parte do ‘Projeto Alertar’ da RFCC-PI que promove atividades de prevenção e combate ao câncer, possibilitando que a população tenha mais acesso à saúde.

 

De acordo com a assistente social da RFCC/PI, Josiane Barbosa, a expectativa é realizar cerca de 100 mamografias na ação. “De acordo com a demanda, estamos adequando o horário para cada exame, mas o atendimento ao público da região vai começar sempre às 9h da manhã”, explica.

 

Ainda segundo a equipe da Rede Feminina, a escolha de locais afastados se dá por conta da demanda de pacientes que não podem se deslocar aos postos de saúde e hospitais.

 

A paciente Maria das Dores Leite participou da ação pela primeira vez e conta que é uma boa oportunidade para cuidar da saúde. “É muito bom aproveitar a oportunidade de ter uma consulta gratuita perto de casa. Eu tentei algumas consultas no posto de saúde, mas a demora era grande. Hoje temos essa chance de cuidar da saúde de forma mais fácil”, afirma.

 

A moradora da região da Santa Maria da Codipi, Francisca Passos, aproveitou para fazer uma mamografia. “A mamografia é um exame muito importante para nós mulheres. Aproveitei que a consulta é gratuita e evitei um deslocamento grande, além da espera também que é bem menor”, conta.

 

Para realizar a mamografia é necessário ter idade entre 50 e 69 anos. O atendimento às mulheres da região acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Vieira Toranga, localizado no Parque Estael, na região do bairro Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. Para realização dos exames é necessário apresentar CPF, RG, comprovante de Endereço e cartão do SUS.

 

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados 300.800 casos de câncer nas mulheres para o biênio 2016/2017. Entre os tipos de câncer mais frequente entre elas está o de mama (28,1%), seguido do câncer do cólon e reto (8,6%) e colo do útero (7,9%).

 

 

Acesse Piauí

Comentários