Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Economia

24/04/2017 - 09h23

Compartilhe

24/04/2017 - 09h23

Agricultores do Piauí terão laboratório móvel para análise de solo

O veículo será equipado para emitir laudos técnicos de correção de solos, como recomendações de adubação e calagem.

 Acesse Piauí

 

O Estado do Piauí pode ter ainda este ano um laboratório móvel para análise de solo, o Fertmóvel, desenvolvido pela Embrapa Solos, que tem sede no Rio de Janeiro. A ideia é que o laboratório tenha pontos de coletas em Teresina e nos municípios de Bom Jesus, Floriano, São João do Piauí e Oeiras, facilitando o acesso dos pequenos produtores às análises de solo.

 

Para materializar o projeto, o Governo do Estado vai formalizar a cooperação técnica com a Embrapa. Concretizada a parceria, o Estado disponibilizará um carro, que será adaptado à atividade, os equipamentos e montará toda a estrutura necessária nos escritórios do Emater.

 

O veículo será equipado para emitir laudos técnicos de correção de solos, como recomendações de adubação e calagem. A Embrapa Solos e a Embrapa Meio-Norte serão parceiras nessa ação capacitando técnicos do Emater nas etapas de coleta, preparo de amostras e nas análises de laboratório.

 

O Piauí não dispõe hoje de laboratórios de solos que possam atender os produtores. A agricultura empresarial, por exemplo, consegue as análises  nos laboratórios privados da Bahia e de Goiás. Já a agricultura familiar não realiza análises de solo.

 

O chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, garante que “é muito importante a implementação de um laboratório móvel, facilitando o acesso às análises de solo, etapa essencial em qualquer planejamento agrícola e indispensável para a liberação de financiamentos bancários”.

 

Ele destaca também que a análise de fertilidade dos solos é fundamental para todos os níveis de agricultores, porque  traz recomendações que melhoram a produtividade, evitando o desperdício e assegurando menos custo de  produção.

Acesse Piauí

Comentários