Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Notícias /

Política

23/05/2017 - 09h13

Compartilhe

23/05/2017 - 09h13

13º pedido de impeachment de Temer será protocolado pela OAB

Delação de executivos da JBS tirou as condições éticas e morais do presidente da República.

 Acesse Piauí

 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregará pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB) à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (25). A previsão é que o pedido seja protocolado na parte da tarde e que, além do presidente da Ordem, Claudio Lamachia, também compareçam os conselheiros federais e os presidentes das seccionais da OAB.

 

Claudio Lamachia afirmou que Temer “jamais deveria ter recebido” o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, no Palácio do Jaburu.  “Se o presidente da República sabia que estava diante de um interlocutor que é um fanfarrão e um delinquente ele não deveria ter recebido [o empresário]”, disse Lamachia em entrevista coletiva.

 

De acordo com a comissão especial que analisou previamente o caso, Temer falhou ao não informar às autoridades competentes a admissão de crime pelo empresário Joesley Batista e faltou com o decoro exigido do cargo ao se encontrar com o empresário sem registro da agenda e ao ter prometido agir em favor de interesses particulares.

 

No último sábado (20), depois de mais de sete horas de reunião, o Conselho Federal da Ordem, que reúne representantes dos 26 estados da federação e do Distrito Federal, decidiu por 25 votos a 1 aprovar o relatório que recomenda que a entidade ingresse com o pedido de impeachment. O Acre, ausente, não votou. A representação do Amapá foi a única a votar contra o pedido.

 

Este é o terceiro pedido de afastamento de presidentes da República na história da Ordem. O primeiro, em conjunto com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ocorreu em 1992 em relação a Fernando Collor. O mais recente, no ano passado, envolveu a então presidente, Dilma Rousseff.

Acesse Piauí

Comentários