Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Educação

29/05/2017 - 16h20

Compartilhe

29/05/2017 - 16h20

Governo libera professores da rede estadual para cursos de mestrado e doutorado

O afastamento prevê a manutenção dos salários docentes.

 Acesse Piauí

Professores farão mestrado e doutorado (João Albert)

 Professores farão mestrado e doutorado (João Albert)

O governador Wellington Dias assinou, nesta segunda (29), no Palácio de Karnak, termo de compromisso que garante o afastamento de professores da rede estadual para qualificação de forma remunerada. Os professores autorizados vão cursar pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) e pós-doutorado por meio de programas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Dias comentou sobre a importância da liberação dos professores para a educação continuada. “Isso vai ser bom para o Piauí pois com o retorno, eles vão poder servir a sua escola, ao nosso próprio centro de formação, o Antonino Freire, também as nossas universidades como a Uespi, a Universidade Federal, a rede de mediação tecnológica de ensino técnico e ensino superior. O professor e a professora com uma formação maior significa mais qualidade na educação”, pontuou o governador.

 

O edital 006/2017 que selecionou os docentes previu a oferta de 100 licenças para que os professores da rede pública estadual pudessem se afastar das atividades laborais para qualificação de forma remunerada.

 

“Esse afastamento vai se transformar, posteriormente, em qualidade do ensino para o alunado e para a escola. Enntão, esse ambiente da pesquisa que estamos fazendo fora, vai retornar para o ambiente escolar”, garante a professora de Língua Portuguesa, Tatiane Morais. Membro do quadro docente da unidade escolar José Narcísico, em Piripiri, ela avalia a relevância da liberação para os professores da rede estadual.

 

“É de extrema importância que o governador tenha esse olhar sensível de nos deixar com a nossa remuneração para que nós possamos estar não só nos qualificando como também qualificando o ensino no Estado do Piauí”, reforçou.

 

As vagas deverão ser substituídas provisoriamente por professores temporários. 

 

Cumprindo o Plano Estadual

 

Para o superintendente de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Carlos Alberto,  o afastamento é um ato simbólico para os professores ao se tratar de mais um marco para a educação continuada de docentes do ensino público. “Estamos sobre os fundamentos do Plano Estadual de Educação em que nós temos, da meta 13 até a meta 16, exatamente isso, a qualificação de professores no tocante a mestrado e doutorado. Então isso significa dizer que o Piauí está avançado na perspectiva de formar os seus quadros para atender a lei do Plano Estadual de Educação”, explicou o superintendente

Acesse Piauí

Comentários