Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 20 de abril de 2024
Notícias /

Cultura

09/06/2017 - 09h43

Compartilhe

09/06/2017 - 09h43

Salipi lança livro infantil do poeta Elias Paz e Silva

 Acesse Piauí

 

São dez poemas simples e com rimas ricas e encantadoras. A Antologia de Bolso, organizada pelo professor Cineas Santos, traz a genialidade do poeta, prosador e jornalista Elias Paz e Silva para as crianças que visitam o 15º Salão do Livro do Piauí. 

 

A Superintendência de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí mandou imprimir 20 mil unidades da Antologia de Bolso, mais conhecida como sanfoninha, o nome faz alusão ao formato do livrinho que lembra uma sanfona. O material foi impresso na Gráfica Universitária da UFPI.

 

O professor Cineas Santos queria que todas as crianças que visitassem o Salipi levassem algo para ler. Sabendo que nem todas tinham dinheiro para comprar livros, ele teve a ideia de elaborar e distribuir gratuitamente a Antologia de Bolso. 

 

"Eu via que as primeiras edições do Salão do Livro não havia crianças e eu falei: mas esse Salão precisa trazer crianças para cá. Na época, eu dirigia a Fundação Quixote e fiz um convênio com o SETUT para trazer as crianças da escola para o Salipi. O aluno vinha para cá, o menino da periferia, e o cheque-livro era mínimo. Eu dizia: esse menino vem para cá e não leva nada para casa, ele passou pelo Salipi e não levou nada. Vamos pensar na sanfoninha, que é a Antologia de Bolso com os poetas do Piauí", explicou.

 

O professor também escolheu os textos que compõem o livrinho. "Sempre a gente varia, coloca dez poemas de poetas diferentes, só que o Elias Paz e Silva acaba de lançar um livro infantil bonito e ele está muito doente. Quando a sanfoninha saiu, o Elias estava praticamente em coma, agora saiu, mas estava internado na UTI. Então, como o Elias é uma figura egressa daqui dessa Universidade, um poeta que atuou, estudou e se formou professor e comunicador social aqui, a homenagem me pareceu mais que justa. O Elias é um extraodinário poeta e um ser humano incomparável", destacou.

 

A sanfoninha faz o maior sucesso entre as crianças que visitam o Salipi, e são elas que apresentam os poemas selecionados de Elias Paz e Silva para a edição deste ano. 

Acesse Piauí

Comentários