Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Municípios /

Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa

06/09/2013 - 08h42

Compartilhe

Santo Antônio de Lisboa

06/09/2013 - 08h42

Governo vai investir na cajucultura irrigada para combater a seca

0

 0

O Governo do Piauí vai investir na irrigação de cajueiros em Santo Antônio de Lisboa, a 350 quilômetros de Teresina, como forma de evitar os prejuízos provocados pela seca na região. Ao visitar a cidade, na noite da última quarta-feira (4), o governador Wilson Martins autorizou a liberação de kits para agricultores familiares e para irrigação comunitária.

Santo Antônio de Lisboa é um dos maiores produtores de caju do Piauí e já conseguiu atrair diversas indústrias que se instalaram no município e produzem sucos e cajuína, garantindo emprego e renda. Nos últimos dois anos, no entanto, a seca vem dizimando os cajueiros antigos, chamados de cajueiros gigantes, e os prejuízos começam a se avolumar.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, que acompanhou o governador, nas duas últimas safras os prejuízos no cultivo do caju chegam a 80%. “O governo vai agir, vai ajudar os produtores, começando com um projeto experimental de irrigação.

Wilson Martins foi à cidade para a abertura da X Exposição Cultural do Caju, festa tradicional de Santo Antônio de Lisboa, e ouviu do prefeito Assis Cipriano um relato sobre a situação da cajucultura na região. “A cajucultura é a nossa maior fonte de renda, mas estamos passando por um momento muito complicado, porque a seca está destruindo tudo”, contou o prefeito.

Cipriano explicou que o município tem solo fértil, tem sol e um grande lençol freático, mas não tem chuva. “Só a irrigação pode garantir a nossa produção e esperamos que o governador nos ajude”.

Wilson Martins reconheceu que a região vive uma das piores adversidades de sua história, mas pediu que Santo Antônio de Lisboa mantenha viva a tradição de festejar o caju e autorizou a para liberação de 40 kits de irrigação familiar e outros dois módulos para irrigação comunitária. Ele também assumiu o compromisso de doar novos kits à medida em que a primeira remessa seja instalada. “Com esses kits funcionando, com certeza vamos fazer uma festa bem maior no próximo ano.

Comentários