Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Municípios /

Guadalupe

Guadalupe

contato@acessepiaui.com.br

06/02/2014 - 22h07

Compartilhe

Guadalupe

contato@acessepiaui.com.br

06/02/2014 - 22h07

Empresa do RJ vai produzir alimentos, etanol e energia no Piauí

0

 0

A Terracal Alimentos e Bioenergia com sede no Rio de Janeiro passa pela fase de licenciamento ambiental e segue o cronograma da instalação de sua filial no Piauí. Ela abrangerá os municípios de Guadalupe (que abrigará as plantas industriais da Terracal), Jerumenha, Floriano e Marcos Parente.

A previsão de investimentos é de R$1,5 bilhão. A Terracal Alimentos e Bioenergia vai erguer um empreendimento para produzir alimentos, etanol e energia no interior do estado. Os recursos serão aplicados na agricultura irrigada de cana-de-açúcar, tomate e cacau, matérias primas que serão processadas localmente.

De acordo com a empresa, a expectativa é de criar 3.596 empregos diretos no processo de instalação e 3.488 empregos diretos na fase operacional da empresa. Uma das vantagens da produção da Terracal é o processamento de produção, que começa na extração da matéria prima e termina no processo industrializado.

A empresa vai investir no uso de modernos métodos de fertirrigação e quimigação, via gotejo, proporcionará alta produtividade nas culturas, e o uso de tecnologias industriais eficientes permitirá elevados índices de conversão das commodities agrícolas em produtos industriais, bem como da biomassa residual, que será destinada para a geração de energia elétrica.

O projeto compreende o plantio de aproximadamente 27,3 mil ha com cana-de-açúcar e uma usina com capacidade de moagem de até 3.420.000 t/ano de cana para produção de etanol e açúcar, além de suprir a capacidade instalada de cogeração de até 137 MW de energia elétrica; plantio de aproximadamente 4.770 ha com tomate e uma planta industrial com capacidade de processamento de até 5.000 t/dia de tomate “in natura” para produção de pasta (polpa concentrada) de tomate; Plantio de aproximadamente 3.000 ha com cacau e linhas industriais para o beneficiamento de até 10.500 t/ano de amêndoas de cacau.

A implantação da Terracal Alimentos e Bioenergia só foi possível depois de rodadas de negociação entre o governador Wilson Martins e os executivos da empresa. “A atração de novas indústrias e empresas para o Piauí é resultado da política de investimentos incentivados implantada nos últimos anos, aliada aos potenciais do Estado, a vinda desses grandes investidores só prova que nossas ações estratégicas para o desenvolvimento do Piauí estão dando certo”, explicou o governador.

Projetos Integrados:

- Cana-de-Açúcar
Plantio de 27,3 mil hectares; Usina para moagem de 3,4 milhões de toneladas de cana por ano
Produtos: Açucar, etanol e energia elétrica

- Tomate
Plantio de 4,7 mil hectares; Indústria para processar 525 mil toneladas por ano
Produto: Pasta de tomate

- Cacau
Plantio de 3 mil hectares; Unidade de beneficiamento de 2,92 toneladas por hora
Produto: amêndoa de cacau

Comentários