Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Municípios /

Jaicós

Jaicós

08/03/2014 - 08h54

Compartilhe

Jaicós

08/03/2014 - 08h54

Ministério Público investiga fechamento de escolas em Jaicós

0

 0

A Promotora de Justiça de Jaicós, Ednólia Evangelista de Almeida, instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar a existência de possíveis irregularidades no fechamento de escolas municipais de Jaicós-PI.

Sete escolas localizadas na zona rural do município, com nucleação para outras escolas foram fechadas, como por exemplo a Unidade Escolar José Rodrigues da Silva, situada no Povoado Santo Antônio, que funcionou regularmente ano passado, tendo sido efetuadas matrículas em dezembro de 2013 e fevereiro de 2014 para o atual ano letivo.

O Ministério Público zela pela cumprimento da legislação, que garante o acesso à educação básica. Todos têm o direito de estudar próximo de sua residência, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, caracteriza irresponsabilidade da autoridade competente, e cabe ao MP zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública.

A Prefeita e a Secretária Municipal de Educação de Jaicós foram notificadas para comparecerem a uma audiência e prestar esclarecimentos apresentar indicação das sete escolas municipais possivelmente fechadas em Jaicós, as razões do fechamento, a relações de turmas e alunos matriculados nos anos 2013 e 2014, e se foi realizado estudo de impacto cultural e orçamentário antes do fechamento, além da relação dos veículos que serão utilizados no transporte escolar, devidamente acompanhados de documentação de veículos e do condutor e especificação de rotas e horários a serem cumpridos.

Comentários