Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 01 de maio de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

19/08/2014 - 10h28

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

19/08/2014 - 10h28

Obras da adutora Padre Lira avançam no município de Dom Inocêncio

Expectativa dos moradores do município aumenta com o andamento do serviço.

 

 

As obras da adutora Padre Lira seguem em ritmo acelerado no município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina. Desde o mês de março deste ano, homens e máquinas trabalham diariamente para transformar o sonho de milhares de sertanejos em realidade. Dos 50 km de extensão da adutora, mais de 13 já foram concluídos nos cinco meses de serviço.

 

Obras da adutora na zona rural de Dom Inocêncio (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

Segundo José Francisco Alencar, da empresa responsável pela execução das obras, a expectativa é de que os trabalhos de escavação e colocação dos tubos sejam concluídos em até oito meses. “São oito horas diárias de serviço, de segunda a sexta-feira”, diz. Em toda a extensão devem ser construídas 18 caixas d'água que irão permitir o abastecimento de comunidades rurais.

 

Obras da adutora na zona rural de Dom Inocêncio (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

Obras na zona rural de Dom Inocêncio (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

A presença de máquinas e caminhões nas obras da adutora aumenta a expectativa dos moradores da região. Na localidade Lagoa dos Currais, a cerca de 40 km da zona urbana, os sertanejos já contam os dias para ver a água chegar em suas casas. Para quem tanto sofre com a seca, a obra representa uma nova vida.

 

Máquinas trabalham intensamente nas obras (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

“Nós estamos muito animados. A gente estava esperando há muito tempo por isso”, conta Wilson do Honório, morador de Lagoa dos Currais. Vendo o sonho cada vez mais perto de virar realidade, ele faz planos com os benefícios trazidos pela adutora. “A gente vai poder fazer uma hortazinha para o próprio consumo. Vai facilitar tudo”, projeta.

 

Adutora Padre Lira (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

Tubulação utilizada na adutora (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

Outro morador que conta os dias para o funcionamento da adutora é seu José Wilton. Observando o trabalho das máquinas próximo a sua casa, ele conta que nunca perdeu a esperança de ver o problema da falta de água solucionado. “Todo tempo eu acreditava nisso [na adutora]. A gente nunca pode perder a esperança nas coisas”, diz ele.

 

José Wilton conta os dias para a chegada da água (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

O local de onde a água será captada fica a apenas 13,5 km da localidade Lagoa dos Currais. Apesar da proximidade, os moradores costumam pagar R$ 120 reais por uma pipa de água. Com a adutora, o gasto será evitado. Na zona urbana de Dom Inocêncio, a caixa d'água que fará a distribuição para a cidade já está concluída.

 

 

Local de onde será captada a água da adutora (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

Caixa d'água construída na zona urbana (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 

Iniciativa do deputado federal Átila Lira, a adutora que leva o nome do fundador do município deve solucionar o problema de abastecimento de água na cidade de Dom Inocêncio e em várias localidades da zona rural. O sistema vai captar água da barragem do Jenipapo. A obra da adutora Padre Lira está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.

Dom Inocêncio

Comentários