Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Flores do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

14/10/2014 - 17h22

Compartilhe

Flores do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

14/10/2014 - 17h22

Eleitores são acusados de receber dinheiro para não votar

A suposta prática criminosa resultou na cassação do prefeito e do vice-prefeito. Eles permanecem no cargo até julgamento no TRE-PI.

 

Eleitores de Flores do Piauí são acusados de receber dinheiro para não votar nas eleições municipais de 2012. Como garantia da abstenção mercenária, os cidadãos teriam entregado seus documentos pessoais (RG e Título de Eleitor) para pessoas ligadas ao candidato a prefeito vencedor.

 

O relato dessa prática que ataca os princípios da democracia está presente na sentença de oito páginas assinada pelo juiz da 72ª Zona Eleitoral, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, que cassa o mandato do prefeito Evaldo Ferreira (PMDB) e do vice-prefeito Manoel Gomes (PSB).

 

A sentença foi publicada no dia 07 deste mês, mas a decisão judicial só terá eficácia se for confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).  Pela decisão de primeira instância, os eleitores do município devem voltar às urnas para escolher um novo prefeito.

 

Se o TRE-PI manter a decisão do juiz da 72ª Zona Eleitoral na íntegra, o prefeito Evaldo Ferreira (PMDB), além de perder o mandato,  vai ter que pagar uma multa no valor de R$ 21.282,00.

 

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que tramita  sob número 369.2013.618.0072, foi movida pela Coligação "A Vitória que o povo quer" (PTB-PT-PRB-PR-PP-PDT) que perdeu as eleições em 2012.

 

Do Liberdade News

Comentários