Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Municípios /

Ilha Grande

Ilha Grande

acessepiaui@hotmail.com

22/02/2015 - 10h38

Compartilhe

Ilha Grande

acessepiaui@hotmail.com

22/02/2015 - 10h38

Audiência pública vai discutir empreendimentos turísticos no litoral

Evento será dia 24 de fevereiro a partir das 17h, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Ilha Grande.

 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos –SEMAR, realizará no próximo dia 24, em  Ilha Grande, no litoral do Piauí, mais uma audiência pública com a participação da comunidade de Ilha Grande. O objetivo é dar conhecimento e esclarecimentos à respeito  do E- RIMA - Relatório de Impacto Ambiental - do Empreendedor Ecocity do Brasil Projetos Turísticos e Ecológicos LTDA, voltado para o aproveitamento das potencialidades turísticas da região litorânea do Estado do Piauí, em uma área localizada nos municípios de Ilha Grande e Parnaíba. A audiência acontecerá a partir das 17h, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Ilha Grande.

 

De acordo com a Superintendência de Meio Ambiente da SEMAR, o estudo (EIA/RIMA) é o levantamento e pesquisa que determina e avalia quais as alterações da Estruturação da Gleba Canárias para implantação de empreendimentos turísticos dentro do conceito de sustentabilidade, contemplando áreas a serem construídas, áreas de preservação ambiental e áreas não edificantes, tendo como motivação principal os atributos ecológicos da área onde se instalará.

 

Além da comunidade, participarão da audiência, o  procurador de Estado e futuro secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, o superintendente de Meio Ambiente, Carlos Moura, empreendedores e técnicos da SEMAR.  A secretaria, juntamente com os participantes, irá discutir e avaliar o estudo de impacto ambiental.

 

 O Loteamento Ecocity está previsto para ser implantado na gleba Canárias com área total delimitada e georreferenciada de 1.420,3441 hectares, zona de expansão urbana dos municípios de Ilha Grande e rural de Parnaíba, região litorânea do Estado do Piauí. Trata-se de um Loteamento concebido dentro dos parâmetros de sustentabilidade, contemplando áreas para implantação de empreendimentos turísticos e correlatos, como hotéis, resorts, casas de veraneios do tipo bangalô, atividades comerciais, dentre outras atividades. Além disso, será um espaço de integração com a comunidade local (centro convivência), centro de comercialização de produtos locais. 

 

“O Governo do Piauí busca investimentos para o Estado, mas não de qualquer forma. Portanto, é preciso ressaltar que queremos mais geração de emprego e renda, mas com um desenvolvimento sustentável. Estamos trabalhando para assumir uma secretaria que seja pautada na rigorosa Legislação Ambiental. Enfatizo que a legislação do Piauí é uma das mais completas do Brasil”, disse Ziza Carvalho.

 

Ele acrescenta que já está analisando com o apoio da equipe técnica da SEMAR, o estudo de impacto ambiental da EcoCity, e que participará, juntamente com a comunidade das discussões em torno da preservação da área, considerando que o empreendimento estará localizando em um área que é a maior dentre aquelas que integram o Delta do Parnaíba, a Ilha Grande.

 

A Ilha Grande de Santa Isabel é a maior dentre aquelas que integram o Delta do Parnaíba, sendo limitado ao norte pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Rio Igaraçú e ao sul e oeste pelo Rio Parnaíba, os rios mais importantes da hidrografia local. A sua área territorial, com a emancipação do povoado de Ilha Grande, passou a pertencer a dois municípios: Ilha Grande e Parnaíba. Em função da sua localização é a porta de entrada no Piauí para a visitação do Delta do Parnaíba, através do Porto dos Tatus.

Redação

Comentários