Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Guadalupe

contato@acessepiaui.com.br

17/06/2015 - 17h02

Compartilhe

Guadalupe

contato@acessepiaui.com.br

17/06/2015 - 17h02

Deputado denuncia prefeitura de Guadalupe-PI ao TCE e Ministério Público

Parlamentar acusa prefeito de instaurar crise financeira fictícia para justificar inoperância na gestão do município.

Deputado estadual Georgiano Neto (PSD) - Foto: Rogério Holanda

 Deputado estadual Georgiano Neto (PSD) - Foto: Rogério Holanda

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) protocolou nesta quarta-feira (17) na Procuradoria Geral de Justiça do Estado e no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) denúncia contra a prefeitura de Guadalupe-PI. O órgão decretou na segunda-feira (15) situação de emergência financeira na administração pública municipal alegando queda de receitas.

Levantamento feito pelo parlamentar com base em informações disponibilizadas pelo Banco do Brasil e Governo do Estado do Piauí, aponta que não houve diminuição na arrecadação da prefeitura de Guadalupe nos primeiros cinco meses deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

De janeiro a maio de 2014, foram depositados nas contas da Prefeitura de Guadalupe-PI R$ 11.717.389, 17 (onze milhões, setecentos e dezessete mil, trezentos e oitenta e nove reais e dezessete centavos).  No mesmo período deste ano, a arrecadação foi de R$ 11.792.838, 63 (onze milhões, setecentos e noventa e dois mil, oitocentos e trinta e oito mil e sessenta e três centavos).   Pelos cálculos de Georgiano Neto, em vez de queda,  houve  foi um aumento real de aproximadamente 75 mil no período comparado.

“A finalidade do decreto, que fere os princípios da legalidade, moralidade e utilidade pública, é mascarar as consequências da desastrosa gestão pública que há mais de seis anos barra o crescimento de Guadalupe. Na vigência dessa medida, a prefeitura poderá contratar sem realizar licitação, pelo período de 180 dias, dando total liberdade ao gestor para agir de forma nada republicana na condução dos gastos do dinheiro público” disse o parlamentar durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí.


O município - que possui a 7ª maior arrecadação de ICMS no Piauí - é administrado pelo prefeito Wallem Mousinho (PDT), que está no exercício do segundo mandato consecutivo.

Guadalupe

Comentários