Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

06/07/2015 - 12h46

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

06/07/2015 - 12h46

Vereador Genin critica atual gestão e admite candidatura a prefeito

Parlamentar disse que pode ser o candidato apoiado pelo ex-prefeito Inocêncio Leal nas eleições do próximo ano.

 

 

O vereador Genin (PSB) admitiu em entrevista ao Acesse Piauí que pode ser candidato a prefeito de Dom Inocêncio nas eleições do próximo ano. Eleito em primeiro lugar no pleito de 2012 com 466 votos, o parlamentar socialista é o líder da bancada oposicionista na Câmara Municipal e disse que seu nome pode ser lançado pelos partidos de oposição para disputar o Executivo Municipal contra o atual prefeito.

 

Vereador admite que pode ser o candidato apoiado por Inocêncio Leal (Foto: Gustavo Almeida)

 

De acordo com o vereador, a oposição terá candidato e o nome escolhido deverá ser o dele ou o da ex-vice-prefeita Maria das Virgens (PTB), que perdeu a última disputa pela prefeitura para o prefeito Nenê (PSDB). O parlamentar destacou que a escolha ficará a cargo das lideranças partidárias e da população do município. O objetivo é que os partidos de oposição estejam unidos em torno de um único nome.

 

"O interesse é de nos unirmos e lançarmos só o nome que estiver mais cotado. Vamos fazer pesquisas e o nome que estiver na frente e mais preparado deve ser escolhido como candidato a prefeito", disse o vereador que está em seu segundo mandato.

 

Os entendimentos caminham para uma união entre PTB, PT, parte do PSB e Hamilton Lima, que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura em 2012 e atualmente está sem partido. Segundo Genin, a candidatura da oposição terá o apoio do ex-prefeito Inocêncio Leal Parente.

 

       
Vereador discursa ao lado de Wellington Dias nas eleições de 2014 (Foto: Gustavo Almeida)        

Ele falou ainda sobre a situação de vereadores do próprio PSB que deixaram a oposição e foram para a base de sustentação do prefeito. De acordo com ele, esse impasse ainda será discutido, mas admitiu a possibilidade dele mesmo deixar a legenda com a abertura de uma janela que permitiria a troca sem o risco de perder o mandato. A abertura da janela tramita na Câmara dos Deputados e já foi aprovada em primeiro turno.

 

Atualmente o PSB é presidido no município pelo suplente de vereador Nelito Costa, que também tem se afastado cada vez mais da oposição. Apesar da divisão dentro do próprio partido, Genin disse que existem lideranças insatisfeitas no grupo do atual prefeito e falou que novos nomes poderão vir para a oposição.

 

"Daqui para 2016 não vai ficar do jeito que está aí não, porque a gente vê várias insatisfações. São lideranças de dentro do grupo insatisfeitas com pessoas que chegaram e que hoje estão na mesma região se confrontando. Isso causa um mau estar, um desequilíbrio e uma desconfiança dentro do grupo", falou.

 

Genin não quis citar nomes, mas afirmou que até mesmo lideranças com mandato estão insatisfeitas e podem deixar o grupo de situação. "A gente não vai adiantar, mas tem alguns nomes aí, até mesmo vereador que está pretendendo sair de lá e mudar de partido. Por enquanto eles não vão tomar a decisão porque estão no poder e sempre têm a esperança de uma hora melhorar", disse.

 

Genin foi eleito com a maior votação nas eleições municipais de 2012 (Foto: Gustavo Almeida)

 

O vereador sinalizou que se a candidatura dele a prefeito for concretizada, deverá lançar um nome da sua confiança para disputar a vaga no legislativo municipal. "Essa questão vai ser definida, pois tudo depende de acordos. Uma candidatura depende de acordos, de alianças e principalmente do povo. Não podemos adiantar nada pois isso aí a gente vai decidir no momento certo", afirmou.

 

Críticas à gestão

O vereador afirmou que a administração do prefeito Nenê tem deixado muito a desejar em diversas áreas. Segundo ele, em alguns segmentos a gestão até teve pontos positivos, mas citou problemas na saúde e na manutenção das estradas do município.

 

"A questão da saúde é um dos pontos que ele mais fala que melhorou, mas hoje nós estamos em um município aonde temos postos de saúde fechados no interior. O posto da comunidade Ladeira está fechado. No mandato do Inocêncio tinha uma enfermeira que ficava lá de plantão e depois que ele entrou tirou a enfermeira de lá, trouxe para a cidade e fechou o posto. A população de lá reclama muito disso", falou.

 

Segundo ele, a situação é a mesma no posto de saúde da comunidade Cacimbas. O vereador disse ainda que o município não dispõe de uma casa de apoio para receber pacientes em Teresina. Genin encerrou afirmando que as estradas do município também estão em estado ruim e sem conservação.

 

"Hoje a maior parte das estradas do município é de calamidade. Quem anda no município vê que as estradas estão em situação triste. E não justifica mais o prefeito dizer que não tem como arrumar, porque a gente sabe dos maquinários que tem nas prefeituras", concluiu.

_____________________

 

Confira outras informações de Dom Inocêncio:

Insatisfeito na oposição, suplente de vereador adere ao prefeito Nenê

Índices ruins mostram decadência na educação de Dom Inocêncio

Curiosidades: a região de Dom Inocêncio no início da década de 1970

Justiça aceita denúncia e Maurício Nunes deve ir à Júri Popular

Gilmar Silva lança CD com participação de artistas de renome nacional

Obras da adutora Padre Lira avançam no município de Dom Inocêncio

Dilma teve quase 90% dos votos; confira os resultados no município

Péssimas condições de estrada deixam moradores revoltados em Dom Inocêncio

Dom Inocêncio

Comentários