Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Canto do Buriti

acessepiaui@hotmail.com

03/11/2015 - 08h44

Compartilhe

Canto do Buriti

acessepiaui@hotmail.com

03/11/2015 - 08h44

Programa Amigos do Peito segue para Canto do Buriti

A meta é atender 200 mulheres, contemplando também os municípios de Tamboril, Brejo e Pajeú.

Caminhão do Programa Amigos do Peito	(Foto:Allana Sousa)

 Caminhão do Programa Amigos do Peito (Foto:Allana Sousa)

O Programa Amigos do Peito continua percorrendo o Piauí na prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Após realizar exames de mamografia no município Itaueira, , a carreta se desloca para Canto do Buriti, atendendo ainda Tamboril, Brejo e Pajeú. 

 

Idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Programa percorre o estado, transportando numa carreta, dois mamógrafos e uma equipe de tecnólogas em radiologia e mais uma coordenadora. Mais de 20 municípios já foram contemplados, beneficiando em torno de 1700 mulheres, prioritariamente entre 50 a 69 anos de idade. No entanto, em São João do Piauí, um aposentado de 74 anos realizou o exame, uma vez que há cinco é acompanhado por um mastologista e há três, realiza a mamografia.

 

 

Para o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, é "em casos como esse que nós percebemos a real dimensão e necessidade em trazer a saúde mais perto da população. Pois sabemos da dificuldade que algumas pessoas têm em procurar um centro de referência em outro município", pontuou o gestor.

 

Ainda tem muita estrada pela frente. Até o final do ano, a expectativa é que 3000 mulheres sejam atendidas. No roteiro, Bom Jesus e Corrente, contemplando Currais, Santa Luz, Cristino Castro, Palmeira, Redenção do Gurgueia, Cristalândia, Sebastião Barro, Parnaguá, Riacho Frio e São Gonçalo. Com as mulheres a serem atendidas em Canto do Buriti, serão 1160 atendimentos realizados até o dia 15 de dezembro de 2015.

 

Amigos do Peito

 

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o estado. Equipada com dois mamógrafos e um aparelho de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade para realizar 40 procedimentos de mamografia por dia.

 

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito, é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, informa o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

 

A mulher atendida pelo Programa e que apresente imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

 

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no estado.

Canto do Buriti

Comentários