Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Colunas /

Manoel Emídio

acessepiaui@hotmail.com

12/11/2015 - 18h04

Compartilhe

Manoel Emídio

acessepiaui@hotmail.com

12/11/2015 - 18h04

Festival visa o fortalecimento da cadeia produtiva do buriti

O evento será realizado neste sábado, dia 14, na Praça Quintino Moreira, a partir das 08h.

 

O Festival de Buriti nasceu de uma iniciativa dos produtores de Manoel Emídio em parceria com o Governo do Estado do Piauí através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural. O objetivo é fomentar a produção rural, estimulando assim ações que gerem renda e trabalho. O evento será realizado neste sábado, dia 14, na Praça Quintino Moreira, a partir das 08h.

 

O apoio à promoção do produto surgiu, principalmente, da necessidade dos grupos extrativistas, que vivem da renda do buriti na região de Manoel Emídio, tendo como foco alavancar o fortalecimento de atividades produtivas ligadas ao Plano Nacional de Produtos da Sociobiodiversidade, essa discussão foi retomada em Brasília por meio da realização do II Seminário Nacional da Sociobidiversidade.

 

De acordo com o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, essa valorização passa pelo fortalecimento das ações e das politicas publicas para nossas comunidades, a fim de aprimorar o processo de organização produtiva. “O evento visa garantir geração de trabalho e renda para os nossos agricultores, além de promover o fortalecimento da organização dos agricultores familiares da localidade”, explicou.

 

Para o diretor de empreendedorismo do Emater, Kléssio Brasil, a proposta é oferecer um espaço de publicidade e debate técnico. “Nós vamos ter o aspecto gastronômico, onde será mostrado que é possível fazer uma diversificação de produtos a partir de uma matéria prima que é nossa”, destacou.

 

São parceiros na realização deste festival a Secretária de Cultura, a SDR, o SINE, O SENAR e a FUNDESPI.  Na ocasião serão emitidas Carteiras de Trabalho, palestra sobre o potencial nutritivo do buriti, torneios e competições, entrega de uma despolpadora, balanças e caixas plásticas para os produtores, um desfile para a escolha da garota buriti e uma atração musical.

 

A abertura será feita pela Orquestra de Rabeca de Bom Jesus. A ideia é que este festival de entre no calendário de eventos do Estado.

Manoel Emídio

Comentários