Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Caracol

acessepiaui@hotmail.com

20/01/2016 - 10h17

Compartilhe

Caracol

acessepiaui@hotmail.com

20/01/2016 - 10h17

MPF aponta desvio de R$ 1,3 milhão da prefeitura de Caracol-PI

Justiça Federal no Piauí emite mandado de prisão a ex-prefeito e secretários municipais.

Ministério Público Federal obtém condenação de ex-prefeito

 Ministério Público Federal obtém condenação de ex-prefeito

O juiz federal da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato, Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, emitiu mandado de prisão, decretando a pena de 11 anos e quatro meses de reclusão para o ex-prefeito de Caracol –PI, Isael Macedo Neto, e de noves anos de reclusão para os ex-secretários municipais Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo e Idilvan Ribeiro Dias de Macedo, sendo todos em regime fechado e sem direito ao benefício de recorrer em liberdade.

 

De acordo com o Ministério Público Federal, entre janeiro de 2009 e setembro de 2011, o ex-prefeito do município de Caracol-PI, Isael Macedo Neto, teria desviado R$1.305422,39 (um milhão, trezentos e cinco mil, quatrocentos e vinte e dois reais e trinta e nove centavos) do erário público.

 

O ex-prefeito teria simulado a aplicação dos recursos repassados em notas fiscais duvidosas com a ajuda do ex-secretário municipal de Administração de Finanças, Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo, e do ex-secretário municipal de Saúde, Idilvan Ribeiro Dias de Macedo.

 

Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo foi acusado de colaborar com o então gestor no desvio de verbas, simulando pagamentos de produtos discriminados em notas fiscais adquiridas de empresários e intermediários. Idilvan Ribeiro Dias de Macedo teria reconhecido e autorizado as despesas referentes a produtos não adquiridos pela Prefeitura de Caracol.

 

De acordo com a sentença proferida dia 13 de janeiro de 2016, a materialidade e a autoria dos delitos foram devidamente comprovadas. Os réus também foram condenados à inabilitação, por cinco anos, ao exercício de cargo ou função pública.

 

Os fatos que levaram à condenação dos réus são decorrentes de investigação policial denominada Operação Geleira.

Caracol

Comentários