Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

14/03/2016 - 09h26

Compartilhe

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

14/03/2016 - 09h26

Tentativa de fuga é abortada na penitenciária de Esperantina

 

Três tentativas de fuga de detentos no sistema prisional do Piauí foram abortadas neste fim de semana, uma na Penitenciária Regional Irmão Guido, na sexta-feira (11), outra na Casa de Custódia de Teresina, nesse sábado (12), e mais uma na Penitenciária de Esperantina, nesse domingo (13).

 

Na Guido, o policial militar que estava de sentinela notou movimentação no pavilhão A e conseguiu impedir a fuga. Os detentos fizeram buracos no forro e cerca de 20 tentaram sair pela laje, quando foram interceptados. A Diretoria de Inteligência  e Proteção Externa da Secretaria da Justiça (Dipe) e a Força Tática do Promorar deram apoio para evitar a fuga.

 

Na Casa de Custódia, equipes da Dipe e da Tropa de Choque da Polícia Militar capturaram três presos tentando fugir do pavilhão H quebrando a parede. Já na Penitenciária de Esperantina, os presos tentaram fugir da cela 8, no pavilhão D, mas foram impedidos pelos agentes de segurança de plantão.

 

As ações de contenção das tentativas de fuga contaram com o apoio da Diretoria de Inteligência, da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça (Duap), da Força Tática da Política Militar, Tropa de Choque e agentes penitenciários.

 

De acordo com o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe, o trabalho de prevenção realizado pela Secretaria da Justiça nos presídios tem evitado fugas e outros problemas. O Piauí tem cerca de 4 mil presos em 15 unidades penais e a grande maioria dos problemas são evitados.

 

"Cabe a nós manter a ordem no sistema, fazendo com que o detento fique preso e cumpra a pena. Tentativas de fuga são constantes, mas, no universo de 4 mil presos, estamos conseguindo evitar maiores transtornos dentro das unidades e, ainda, recapturar boa parte dos que fogem", frisa Luís Antônio Pitombeira.

Esperantina

Comentários