Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Colunas /

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

14/03/2016 - 11h32

Compartilhe

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

14/03/2016 - 11h32

Monumento Heróis do Jenipapo vai passar por revitalização

A ideia é que o espaço ganhe uma praça com esculturas que retratem cenas da Batalha.

Espetáculo da Batalha do Jenipapo	(Foto:Ascom Secult)

 Espetáculo da Batalha do Jenipapo (Foto:Ascom Secult)

Berço da maior luta travada no Piauí pela independência do Brasil, o monumento histórico “Heróis do Jenipapo”, em Campo Maior, será revitalizado. A ideia é que o espaço ganhe uma praça com esculturas que retratem cenas da Batalha, além de restaurante de comidas típicas e um museu virtual, onde o visitante poderá conhecer um pouco essa história.

 

“O monumento está ao lado de uma BR e número de visitantes pode ser bem maior. Podemos recontar essa história e esse é o objetivo do projeto que vamos entregar ao governador Wellington Dias”, disse o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, durante a programação alusiva ao 13 de março, no município de Campo Maior, na manhã desse domingo.

 

Na ocasião, o secretário também assinou, juntamente com o governador Wellington Dias, a autorização para reforma e modernização do Teatro Municipal Sigefredo Pacheco, em Campo Maior. No total, serão investidos R$ 600 mil, sendo R$ 300 do Tesouro Estadual. Durante as comemorações, Fábio Novo também foi homenageado com a medalha “Heróis do Jenipapo”, entregue pelo prefeito de Campo Maior, Paulo Martins.

 

Após as homenagens, foi apresentado o espetáculo que retrata a Batalha do Jenipapo. Neste ano, a peça virou um musical, sob a direção de Franklin Pires e texto de Bernardo Aurélio. Cerca de 100 atores participaram da montagem, que emocionou o público presente.


“Nós perdemos a Batalha, mas enfraquecemos a tropa de Fidié e ajudamos a consolidar a independência do país. A nossa ideia é levar o espetáculo para outras cidades, como Oeiras, Parnaíba e Piripiri, e no dia 27 de março os atores vão se apresentar no palco do Theatro 4 de Setembro. É uma forma dos piauienses conhecerem essa história”, disse o secretário Fábio Novo.

 

O ator Carlos Casagrande também participou da peça, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, que realizou audição pública para seleção dos atores. Outra novidade deste ano foi a participação de índios no elenco. 

Campo Maior

Comentários