Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Baixa Grande do Ribeiro

contato@acessepiaui.com.br

15/03/2016 - 09h15

Compartilhe

Baixa Grande do Ribeiro

contato@acessepiaui.com.br

15/03/2016 - 09h15

Projeto social transforma vida de jovens de Baixa Grande do Ribeiro

A Escola Formare já formou 48 jovens no curso de Assistente Técnico de Mecanização Agrícola.

 

Baixa Grande do Ribeiro, localizada 603 km da capital Teresina, ganhou um projeto inovador que vem mudando a vida de jovens carentes da região. A Escola Formare, leva cidadania e dignidade a jovens que antes não tinham esperança de um futuro melhor. O projeto implantado no município pela empresa Insolo Agroindustrial S/A já formou 48 jovens no curso de Assistente Técnico de Mecanização Agrícola.

 

Há quatro anos a cidade é a única do Piauí com uma unidade da Escola Formare. Para participar do projeto, o jovem precisa estar devidamente matriculado na escola regular e ser de baixa renda. Os alunos recebem todo o material necessário para o curso, além de uma bolsa auxílio de meio salário mínimo. 

 

Em fevereiro a Escola Formare celebrou a formatura de sua quarta turma. Mais 12 alunos receberam diploma numa solenidade com presença de pais, educadores voluntários, representantes da Prefeitura de Baixa grande do Ribeiro e diretoria da Insolo.

 

Para o coordenador da Escola Formare, Cristiano Weidle, essa conquista é uma alavanca para voos mais altos. “Os nossos jovens demonstram uma sede insaciável de conhecer, aprender e acima de todo mostram que são capazes de superar os traumas e enfrentar desafios. Nosso desejo é que eles continuem sonhando e transformando a realidade de suas vidas”, afirmou.

 

“Eu me sinto sempre muito privilegiado de participar dessa celebração. Não há nada mais prazeroso e enriquecedor do que olhar no rosto dos nossos 12 formandos e vislumbrar o futuro brilhante que eles têm pela frente.  Eu me encho de orgulho e tenho certeza que esses alunos serão vencedores naquilo que escolherem e irão até o topo daquilo que eles determinarem na vida”, comenta Salomão Ioschpe, Presidente da Insolo.

 

 

 

 O projeto é todo focado no ensino profissional, preparando jovens para o mercado de trabalho na área agrícola, grande destaque na região. Com a formação profissional, o município de Baixa Grande do Ribeiro ganha mais oportunidades de geração de renda e empregabilidade.

 

 “Nós só temos a agradecer a Insolo pela iniciativa de instalar a Escola Formare no nosso município. Se todas as empresas tivessem essa visão nosso crescimento seria maior. Esses jovens têm oportunidade de estudar mais e entrar no mercado de trabalho, contribuído para o crescimento social e econômico do município”, afirma Arlete Boson, secretária de Educação do município.

 

De aluno a Educador Voluntário

 

As aulas da Escola Formare, tanto teóricas quanto práticas, são ministradas por educadores voluntários da Insolo Agroindustrial S/A, parceiros da região e até ex-alunos. Como é o caso do Erival Neres, formado na primeira turma do projeto. Hoje ele trabalha na área administrativa da Insolo e conta com orgulho as conquistas alcançadas depois da formação.

 

“Logo na entrevista de emprego já pude usar o que aprendi nas aulas de comunicação. Me dediquei muito e três meses depois da formatura consegui o emprego na Insolo e já estou há três anos trabalhando. O Formare transformou minha vida, hoje sou um educador voluntário e tento passar para os alunos todo o conhecimento adquirido durante esses anos”, comenta Erival.

 

 

Orgulho também sente seu Aldenor Ferreira Lima, pai do formando Gledison Negreiros Lima. Ele conta que antes mesmo da formatura o filho já estava com emprego garantido e que a formação adquirira na escola foi o diferencial na seleção. “Por meio do Formare meu filho conseguiu um trabalho. Ele sempre gostou muito dos estudos, mas no projeto ele aprendeu coisas que ajudaram na hora de entrevista. Aprendeu a se comportar melhor e se dedicar mais, isso ajudou muito”, contou.

 

 E esse é só mais um passo em busca de novos sonhos.  Gledison conta que no futuro quer fazer curso superior. “Vou estudar mais e fazer primeiro um curso a distância de Administração e futuramente o de Engenharia Agronômica. Também quero voltar ao Formare como educador voluntário e transmitir tudo que aprendi nesse tempo”, explica. 

 

Antônio Carlos dos Reis, Gerente de TI e Recursos Humanos do Grupo Insolo, fala da importância do projeto na vida profissional dos alunos. “Mais uma turma que nós estamos formando e sempre comentamos que o ciclo vai mudando e aqueles alunos da primeira turma já são professores e estão trabalhando conosco. E mesmo aqueles que não tiveram a oportunidade de estarem conosco, já começam a enxergar esses alunos como profissionais qualificados e habilitados para trabalhar em suas empresas. Em vários locais que nós estamos eles sempre pedem indicações de ex-alunos do Formare. Essa turma recém-formada tem um novo caminho pela frente e desejamos que seja brilhante como o de muitos que já passaram pelo projeto”, afirma.

 

Ao final da solenidade, os 12 formandos celebraram com pais e amigos a mudança de vida e o início de um futuro profissional de sucesso que eles começam a trilhar.

 

Baixa Grande do Ribeiro

Comentários