Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

16/06/2016 - 10h03

Compartilhe

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

16/06/2016 - 10h03

Bom Jesus ganha Centro Cultural Mestre Joaquim Carlota

Além de ser a “casa” da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, o espaço dará abrigo aos alunos e professores dos cursos de teatro e dança.

Mestre Joaquim Carlota	(Foto:Ascom Secult)

 Mestre Joaquim Carlota (Foto:Ascom Secult)

Mestre Joaquim Carlota foi o nome escolhido para o centro cultural que será inaugurado nesta sexta-feira (17), em Bom Jesus, no Sul do estado. A escolha é uma homenagem a um dos maiores tocadores de rabeca da cidade, responsável por manter viva essa tradição. Além de ser a “casa” da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, o espaço dará abrigo aos alunos e professores dos cursos de teatro e dança.



O local ganha climatização e toda a estrutura adequada para as aulas. Ele será dividido em uma sala principal, onde serão realizadas as aulas de dança e de teatro, e a sala de música, para os alunos que estão aprendendo a tocar rabeca. Além disso, há dormitórios, banheiros e cozinha para atender alunos e principalmente aos professores que saem de Teresina e passam o fim de semana no município, ministrando as aulas.



O Centro Cultural Mestre Joaquim Carlota passa a fazer parte das casas mantidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “Esses alunos já estão tendo aulas há um ano e muitos já tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos ao público. Eles precisavam de um espaço adequado e entregar o centro cultural é a realização de um sonho. Temos certeza que muitos profissionais serão formados no local”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.



Na inauguração, haverá apresentação de dança com 10 alunos, com o espetáculo “Corpo Ritual”, sob o comando da professora Bete Batally. A Orquestra de Rabecas de Bom Jesus também se apresenta, tocando o hino da cidade e clássicos como “Asa Branca”. O mestre Joaquim Carlota também dará uma ‘palhinha’ durante a solenidade. Ele não esconde a felicidade em ver seu nome no centro cultural.



“Nem sei qual será minha reação. Vou levar todos os meus filhos”, diz o rabequeiro de 76 anos, que conheceu o instrumento aos 12 e, segundo ele, “aprendeu vendo os outros tocarem”.


 

       
Rabecas de Bom Jesus( Foto: Ascom Secult)        
         

Há cerca de um ano, alunos das escolas públicas de Bom Jesus participam do projeto de ensino da rabeca, que já formam a primeira orquestra do instrumento no Brasil. Os alunos tinham aula em salas cedidas pelas escolas estaduais. As aulas são realizadas aos fins de semana e são ministradas pelo professor Stayllon Rodrigues, que também é violinista da Orquestra Sinfônica de Teresina. O projeto já conta com 15 alunos que, desde maio do ano passado, fazem aulas e já integram a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus.


Os alunos já participaram do 8º Festival de Rabecas e da caravana que percorreu 20 cidades do Piauí com um espetáculo natalino.



“Nós não tínhamos uma sede, as diretoras das escolas cediam o espaço para esses meninos e meninas aprenderem a tocar. Vendo isso, o governador nos cedeu um espaço e agora podemos atender um maior número de alunos”, afirma Fábio Novo, idealizador do projeto.



Os jovens, além de tocar, também estão aprendendo a fabricar a rabeca, e alguns deles também participam das oficinas permanentes de dança e teatro. A Secult pretende ampliar o número de jovens atendidos, bem como a criação de escolas em outras regiões, promovendo a disseminação da cultura e a preservação das riquezas do estado.

Bom Jesus

Comentários