Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 23 de abril de 2024
Colunas /

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

25/07/2016 - 12h38

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

25/07/2016 - 12h38

Justiça proíbe presença de não filiados em convenções partidárias

Decisão do juiz eleitoral da 72ª Zona surpreendeu os partidos políticos acostumados a fazer convenções ao arrepio das leis.

 

 

       
         

Com aumento de 5,6%, eleitorado de Itaueira chega a 9,1 mil

       

Uma decisão do juiz eleitoral da 72ª Zona, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, proíbe a presença de pessoas não filiadas nas convenções partidárias deste ano nos municípios de Itaueira, Flores do Piauí, Rio Grande do Piauí e Pavussu. A medida tomada com base no Código Eleitoral surpreendeu os partidos políticos, acostumados a promover, ao arrepio das leis,  grandes reuniões na data da homologação  das candidaturas.

 

"As convenções partidárias se destinam a escolha de candidatos e por isso diz respeito apenas aos filiados aos respectivos partidos políticos",  diz o juiz num trecho da portaria.

 

De acordo com Ronaldo Paiva, a decisão visa evitar a antecipação das campanhas. "É praxe pessoas menos avisadas se utilizarem do período das convenções partidárias para iniciar campanha eleitoral, comprometendo a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto", argumenta o juiz.

 

A determinação diz que num raio de cem metros onde esteja acontecendo uma convenção não poderá ter reunião de pessoas não filiadas aos partidos que participam da escolha de candidatos.

 

 

 

Na portaria o juiz assegurou o livre acesso de jornalistas e representantes de meios de comunicação que queiram fazer a cobertura das convenções partidárias nos quatro municípios citados acima.

 

Partidos se organizam

 

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) que tem o prefeito Quirino Avelino e o vice-prefeito Patrice Leitão como pré-candidatos a reeleição marcou a convenção para o dia 05 de agosto no Tropicaliente Show. Com a decisão do juiz, a data foi mantida, mas existe a possibilidade de mudança de local. Os demais partidos que vão compor a chapa proporcional vão homologar as candidaturas a vereador  no mesmo dia.

 

 

O Partido Social Democrático (PSD) que tem como pré-candidato a prefeito Chico Moura marcou a convenção para o dia  03 de agosto, data que será conhecido o nome do (a) pré-candodato (a) a vice-prefeito (a).

 

       

Reunião confirma apoio do PSDB a reeleição de Quirino Avelino (Foto: Ascom)

 

       
         

Articulações

 

Neste final de semana foi confirmado o apoio do PSDB, comandado pelo médico Ludgero Ribeiro Feitosa, ao prefeito Quirino Avelino (PTB), conforme o Acesse Piauí  antecipou na semana passada.

 

De volta a Fazenda Peleve

 

Francisco Abraão (PSB),  que chegou a colocar o nome como pré-candidato a prefeito pela oposição, resolveu votar pelo hexa e voltou a frequentar a Fazenda Peleve na última sexta-feira (22), onde não andava desde 2008, quando rompeu com Quirino Avelino e se aproximou de Wagner Ribeiro Feitosa, então prefeito e candidato a reeleição pelo PSB.

 

 

Itaueira

Comentários