Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

30/08/2016 - 09h24

Compartilhe

Bom Jesus

acessepiaui@hotmail.com

30/08/2016 - 09h24

UFPI quer desenvolver mais pesquisas na área da agroindústria

Reitor da UFPI conhece pesquisas sobre agroindústria em Bom Jesus.

 

Com o objetivo de aumentar o desenvolvimento de pesquisas na área da Agroindústria em Bom Jesus, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, visitou, no ultimo sábado (27), a fazenda Nossa Senhora de Fátima localizada no município. Adaptações climáticas, de solos, dentre outras questões que norteiam a realidade dos cultivos locais são algumas das áreas nas quais a UFPI já realiza pesquisas.

 

Para o Reitor, “o Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), da UFPI, tem proporcionado um grande desenvolvimento para a região sul do Estado”. Para ele, “a aplicação, na prática, do que se aprende na Universidade permite aos alunos, além de trocas de conhecimentos, a aplicação de técnicas cientificas à realidade local”.

 

“Com os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação do Campo, a UFPI permite que as pesquisas de nossos estudantes contribuam para desenvolvimento da região, que tem como base econômica as produções agrícolas”, é o que garante o diretor do CPCE, Stélio Bezerra.

 

UFPI e agroindústria em Bom Jesus

 

No município de Bom Jesus, o setor da agroindústria trabalha com diversas formas de produção. Entre elas, as Culturas Irrigadas, mais modernas com maiores investimentos econômicos e produção; e a Agricultura de Previsão, para a produção de grãos.

 

Elói Pietá, empresário e agricultor da fazenda Nossa Senhora de Fátima, considerou que, mesmo com essas variedades de produção, a participação da Universidade junto ao desenvolvimento de pesquisa na área de plantio traz maior segurança para os agricultores. “Acreditamos que em dois anos, com a participação direta da UFPI, teremos um aumento significativo em nossas colheitas”, disse.

 

Hoje, a UFPI atua com pesquisa direta nas Fazendas Laranjeira, Celeiro Sementes, Grupo Ybby Agro, União, Bom Jardim e Nossa Senhora de Fátima, todas localizadas em Bom Jesus.

Bom Jesus

Comentários