Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Altos

acessepiaui@hotmail.com

05/09/2016 - 09h09

Compartilhe

Altos

acessepiaui@hotmail.com

05/09/2016 - 09h09

Segunda edição do Salão do Livro de Altos será em outubro

Concomitante ao salão, será realizado o 1º Seminário Internacional de Direitos Humanos.

 

Inspirado no Salão do Livro do Piauí (Salipi), a Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí (Assebepi), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenação de Cultura da Prefeitura de Altos, realiza, entre os dias 19 e 22 de outubro, a segunda edição do Salão do Livro de Altos (SaliAltos). A iniciativa tem por objetivo fomentar o prazer pela leitura em jovens e adultos, facilitando o acesso ao livro em ambientes públicos, além de incentivar o surgimento de novos autores e lançamentos de novas publicações.

 

O SaliAltos, ano 2016, traz na programação palestras, exposições, mesas-redondas, painéis temáticos e shows culturais. O formato permitirá a participação de importantes nomes da literatura regional e nacional, além de pesquisadores envolvidos no estudo da literatura, que trarão discussões sobre o papel da leitura no processo de educação e inclusão social. Na segunda edição, o salão leva o nome da poetisa altoense, Ignês Sousa, homenageada pelo legado deixado ao município por meio de numerosas produções literárias.

 

“É uma oportunidade de despertar o prazer da leitura, incentivar tanto nos jovens quanto nos mais idosos a paixão pela palavra, como também incentivar o surgimento de novos autores, o lançamento de livros e o contato com novas obras literárias“, explica o professor Marcelo
Mascarenha, um dos organizadores do evento.

 

Seminário Internacional de Direitos Humanos e Youth for Human Rights International

 

Concomitante ao salão, será realizado o 1º Seminário Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Associação de Servidores da Educação Básica no Estado do Piauí (Assebepi) e a Youth for Human Rights International.  Com um formato voltado para a área acadêmica, o seminário trará palestras com pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, como o professor Ernie Meadows, que estuda a cultura de paz do estado de Illinois, nos USA e a professora e pesquisadora Maria Rita Py, da Universidade Federal de Santa Maria.

 

“Esses são alguns nomes, mas nós queremos fortalecer os autores locais. Na cidade de Altos, nós temos muitos nomes que têm dado contribuição, autores da literatura piauiense que estarão conosco”, destaca o professor Raimundo Nonato, membro da comissão organizadora do salão e representante no estado do Piauí da Youth for Human Rights International.

 

As inscrições para submissão de trabalhos acadêmicos – pesquisas no nível de especialização, mestrado e até conclusão de curso – estão abertas para trabalhos que estejam alinhados com a temática dos direitos humanos, ou que estejam ligados às problemáticas educacionais atuais, podendo ser realizadas por meio do site assebepi.wix.com/salialseminarioedh. Os trabalhos científicos inscritos deverão ser apresentados na modalidade comunicação oral, pôster/banner ou workshops.

 

O lançamento oficial do evento será realizado no dia 16 de setembro, às 18h, no auditório da Biblioteca Municipal João Bastos, no Centro de Altos. 

Altos

Comentários