Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 23 de abril de 2024
Colunas /

Picos

acessepiaui@hotmail.com

20/09/2016 - 12h23

Compartilhe

Picos

acessepiaui@hotmail.com

20/09/2016 - 12h23

Museu Ozildo Albano participa da 10ª Primavera dos Museus

Exposição, exibição de documentários, apresentações culturais e visitas fazem parte da programação.

Museu Ozildo Albano, em Picos.	(Foto:Ascom Secult)

 Museu Ozildo Albano, em Picos. (Foto:Ascom Secult)

O Museu Ozildo Albano, em Picos, é uma das casas do Piauí que participa, de 21 a 23 de setembro, da 10ª Primavera de Museus. A partir desta quarta-feira (21), o museu abre as portas ao público com uma vasta programação que inclui exposições, exibição de documentários, visitas e apresentações culturais.

 

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada pelas instituições museológicas de todo o país, a Primavera dos Museus ocorre anualmente e tem o objetivo de sensibilizar as instituições e a comunidade e promover o debate sobre temas da atualidade.

 

Com o tema “Museus, Memórias e Economia de Cultura", a edição deste ano abre espaço para refletir sobre o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

 

Nessa perspectiva, a feira livre de Picos, patrimônio cultural da região, será um tema constante na programação do Museu Ozildo Albano para a Primavera dos Museus. Para a organização, a importância da feira ultrapassa a dimensão comercial, pois ela constitui um importante lugar de memórias, de sentimentos e de encontros.

 

Em conjunto com a comunidade acadêmica da região, o museu vai discutir o tema geral da Primavera de Museus, além de propor apresentação de pôsteres científicos com o tema “Saberes e Fazeres do Sertão”.

 

A Sexta Cultural (iniciativa do Grupo Cultural Adimó) também foi incorporada à programação do museu. Dessa forma, a parceria entre o museu e a comunidade pode ser percebida de forma mais efetiva nessa atividade que contará com apresentações artísticas nas áreas da música, artes plásticas, literatura e poesia.

 

Além de Picos, o Museu de Arte Sacra de Oeiras também participa da Primavera dos Museus.

 

A visita das escolas deve ser previamente agendada e a exposição “Imagens do campo – Memórias e Ofícios  do Semiárido Piauiense” permanecerá no Museu Ozildo Albano até novembro  de 2016.

Picos

Comentários