Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Colunas /

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

17/10/2016 - 14h19

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

17/10/2016 - 14h19

Quebrador de pedras se aperfeiçoa como artista e busca reconhecimento

Jovem tenta romper a barreira entre o talento e o retorno financeiro com o objetivo de dar uma vida melhor para seus pais.

Essinho Santos sonha em viver da arte que produz (Foto: Arquivo Pessoal)

 Essinho Santos sonha em viver da arte que produz (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Galeria de Essinho Santos

 

       
       
       
       
       
         
         
         
         
         

 

 

sob o sol do Equador e ao som produzido por marretas e pixotes em atrito com pedras que nasce a inspiração de um dos artistas contemporâneos de Itaueira-PI, cidade situada no sudoeste piauiense,  distante 344 km de Teresina.  Pelas mãos de Essinho Santos, 25 anos de idade, rochas dão forma a paralelepípedo, usado na pavimentação poliédrica de ruas. Mas o jovem sonha em ser resgatado da vida dura que leva na pedreira pelo mundo suave e encantador da arte.

 

Essinho cresceu vendo a família "quebrar pedra". A partir dos 15 anos, ele começou a ajudar o pai  e desde então pratica a atividade. Marreta, martelo, ponteiro, pixote de ferro, alavanca, dinamite e enxada. São essas as ferramentas de trabalho do jovem na pedreira. Ele não foge do trabalho, é disposto, apesar da insalubridade, mas quer mudar de função.

 

 

Simples assim. Essinho quer trocar as ferramentas pesadas e pontiagudas que deixam suas mãos grossas, com calos, por pinceis, lápis, grafite, tinta, telas e tecidos. Além de dar formas a pedras, ele também sabe fazer  desenhos realistas, caricaturas e arte sob tela. Um talento de poucos, digno de reconhecimento e valorização.

 

"Quero ter meu próprio negócio, ou ter um emprego fixo em uma empresa e ser reconhecido pelo meu trabalho, dar uma vida melhor para meus pais" , disse Essinho Santos que começou a desenhar desde criança. "Caderno e lápis eram meus únicos brinquedos", lembrou o artista.

 

Essinho sentiu que seria possível viver da arte que aprendeu a produzir quando uma empresa se instalou temporariamente no município e o contratou por R$ 900,00 mensais  para fazer letreiros em placas. A oportunidade foi  passageira, mas a esperança segue firme. Hoje o artista fatura cerca de R$ 400 mensais com trabalhos particulares, o valor serve como complemento da renda obtida na pedreira.

 

 

 

       

Olívia Marques, artistas e estudante de Pedagogia (Foto: Arquivo Pessoal)

 

       
         

A comerciária Olívia Marques, 21 anos, estudante de Pedagogia, tem uma história de vida bem diferente de Essinho. Mas há um sonho em comum. Viver da arte.

 

 

Usando cores vivas em desenhos que ela considera surreal e abstrato, Olívia pinta desde os 12 anos de idade. Gosta de retratar paisagens, contemplando, inclusive, pontos turísticos da região, como a Serra da Capivara.

 

"Eu me considero uma pessoa realizada, pois tenho um bom desenvolvimento com pintura e o meu estilo é próprio, gosto de criar meu próprio estilo de desenhar", disse a artista ao Acesse Piauí.

 

 

Galeria de Olívia Marques

 

 

Os trabalhos artísticos de Essinho e Olívia resultaram, no mês passado,  em  uma amostra de artes na cidade. Na oportunidade, o público local teve contato com a obra dos jovens pintores.

 

 

Itaueira

Comentários