Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Colunas /

São Raimundo Nonato

acessepiaui@hotmail.com

17/11/2016 - 09h38

Compartilhe

São Raimundo Nonato

acessepiaui@hotmail.com

17/11/2016 - 09h38

Governo planeja revitalização do rio Piauí

O Rio é um patrimônio econômico para a região de São Raimundo Nonato.

Vice-governadora Margarete Coelho com Romildo Mafra	(Foto:Ascom Vice-governadoria)

 Vice-governadora Margarete Coelho com Romildo Mafra (Foto:Ascom Vice-governadoria)

Em continuidade às reuniões setoriais do Grupo de Trabalho do Rio Piauí, a vice-governadora Margarete Coelho reuniu-se, nesta quarta-feira (16), com o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Romildo Mafra. A audiência teve como finalidade tratar sobre o planejamento estratégico de revitalização do rio Piauí e os projetos em execução.

 

Com uma relevância histórica, o rio Piauí é considerado pelo Governo do Estado como patrimônio econômico para a região de São Raimundo Nonato.  De acordo com a vice-governadora, Margarete Coelho, responsável por coordenar os trabalhos, o grupo está na fase de formatação, onde acontece nesse primeiro momento reuniões setoriais com representantes das pastas que envolvem o entorno do rio e os impactos causados pela urbanização.

 

“É importante conhecermos os projetos e a viabilidade de cada um. Existem projetos na Semar, outros na Defesa Civil. Vamos fazer um grupo de trabalho bem formalizado com estudos e pesquisas. Por isso, estamos localizando primeiro todos esses projetos para atualizá-los e ver onde eles se complementam, onde se antagonizam. Após esses encontros com cada órgão do Estado, iremos nos reunir para discutir a viabilidade e encaminhar por etapas o desassoreamento do rio, a recuperação de mata ciliar, preparação de receptivo na cidade envolvendo a comunidade como um todo”, explicou.

 

O superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra, destacou a existência de estudos do Rio Piauí. “Já existe projeto de revitalização e urbanização na região de São Raimundo Nonato. Mas, a nossa proposta é estender em todo o rio, ou seja, começando de Caracol até Francisco Ayres, que são cerca de 15km de extensão do rio”, disse.

 

Na oportunidade, Mafra falou da importância de se começar por São Raimundo Nonato até Francisco Ayres, onde é mais exequível e os problemas são menores. Além disso, o superintendente sugeriu a participação de algumas instituições para compor o grupo de trabalho.  “Sugerimos a participação da Universidade Federal do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí para fortalecer os trabalhos desse grupo”, salientou.

 

O intuito do grupo é trabalhar também a área do turismo, os equipamentos e serviços existentes e, dentro dele, a necessidade de um centro de convenções para que possamos trabalhar de modo mais definido. Outro ponto é de buscar garantir uma série de investimentos necessários para a urbanização, a integração cultural de patrimônio histórico, integração com a gastronomia e com o conjunto de oportunidades que a região possui.

São Raimundo Nonato

Comentários