Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 16 de abril de 2024
Colunas /

União

contato@acessepiaui.com.br

21/11/2016 - 08h31

Compartilhe

União

contato@acessepiaui.com.br

21/11/2016 - 08h31

Festa resgata importância do Baião nas tradições piauienses

A Festa do Baião será realizada de 8 a 10 de dezembro, em Divinópolis, zona rural do município de União.

 

Com o propósito de resgatar a importância do Baião nas tradições piauienses como elemento identitário da cultura popular, a Fundação Cultural José Benício Medeiros, Prefeitura de União e a Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) realizam a III edição da Festa do Baião, de 8 a 10 de dezembro, no Parque Beira Rio, no município de União. Na oportunidade, será promovido um encontro das culturas populares, abrindo espaço para manifestações artísticas que compõem o cenário das tradições nordestinas no país. 


De acordo com Antônio Carlos Ferreira, produtor cultural e presidente da Fundação Cultural José Benício Medeiros, o evento se destaca por sua tradição histórica, pois o Baião, nessa localidade, é uma dança que vem desde o tempo em que a mesma se denominava Estanhado. Por volta do século XVIII e XIX, o Baião sempre animava as festas no período da Quaresma, sendo considerada uma dança que representava a devoção dos moradores da comunidade durante o período da Semana Santa.




“É importante ressaltar a importância do Baião nas tradições do município, estimulando um processo comunicativo que busca a coesão social e o incentivo à autoestima das comunidades. O evento também é uma forma de movimentar a economia local em diversos setores, como o comércio, artesanato e culinária”, afirma Antônio Carlos Ferreira.


A festa tem o apoio da Secult, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec). “É importante que a nossa lei de incentivo consiga apoiar eventos assim, que valorizam a cultura popular e ajudam a manter viva uma tradição presente no nosso estado”, diz o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.



Além de apresentações musicais, a III Festa do Baião também terá na programação oficinas de música com Wagner Ribeiro e concurso de aboio entre os vaqueiros da região.



Programação:



Quinta-feira (8)

16h - Oficina de música com Wagner Ribeiro na Casa da Cultura de União



Sexta-feira (9)

16h - Oficina de música com Wagner Ribeiro na Casa da Cultura de União
19h - Dança do baião
20h - Orquestra de União & Izaque do Acordeon, com participação de Wagner Ribeiro
20h30 - Coral dos Vaqueiros
21h - Concurso de aboio
22h - "Maria entre amigos", com Rosinha Amorim, Roraima, Nadedja Leal, Duda Di, Chagas Moura e Gonzaga Lu.



Sábado (10)

19h00 - Dança do Baião
20h00 - Concurso de Aboio
21h00 - Jazz no Fole & Sandro Haick, com participação de Sebastião Cadete
22h00 - Adelson Viana, com participação de João Cláudio Moreno

União

Comentários