Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Valença do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

23/11/2016 - 09h56

Compartilhe

Valença do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

23/11/2016 - 09h56

Martinho da Vila e Gabriel Pensador são atrações do 8º Salão do Livro de Valença

O evento começa nesta quarta-feira (23) e segue até sábado, com palestras, lançamentos de livros e shows

 

Os cantores Martinho da Vila e Gabriel Pensador são atrações confirmadas da 8ª edição do Salão do Livro de Valença no Piauí (SaLiVa), que começa nesta quarta-feira (23), no Centro Estadual de Educação Profissionalizante Santo Antonio. O evento é uma realização da Fundação Quixote, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura (Secult), Universidade Federal do Piaui, Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana e Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec.

 

No evento, o público vai assistir a palestra com pocket-show de Martinho da Vila e um bate-papo literário com Gabriel Pensador. O Salão do Livro de Valença contará também com a participação do jornalista Gustavo Lacombe, do escritor José de Nicola, do poeta Salgado Maranhão, do escritor Eneas Barros, da jornalista Maia Veloso, dos professores Cineas Santos, Luiz Romero, Marcos Vilhena, Jasmine Malta, Thiago E e Danny Barradas.

 

A programação começa nesta quarta-feira, às 20h, com show de humor de Dirceu Andrade, seguido do show com a banda Top Gun e com a banda Requinte. Este ano, o SaLiVa homenageia o poeta valenciano Ulisses Pereira e lembra também os centenários de nascimento de Manoel de Barros, Antônio Houaiss e Mestre Dezinho.

 

“Os Salões de livros realizados ajudam a promover um intercâmbio cultural nos municípios. Abrem espaços para debates, para lançamentos de obras e ainda leva shows gratuitos para a população. É a junção da literatura com a música e com outras formas de arte”, pontua o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo.

 

Durante todos os dias do evento – que segue até sábado (26) –  o público poderá assistir apresentações de diversos músicos piauienses, além de bate-papo literário, apresentações artísticas, programação infantil, lançamento de livros, feira de livros, dentre outras atividades.

 

Para o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, o SaLiVa é uma forma de levar o universo do livro e da leitura às cidades que não possuem bibliotecas. "Com a chegada do Salão, a gente percebe que há uma mudança de mentalidade. O Salão se torna um divisor de águas na cidade. Percebemos isso ao longo de todas essas edições do evento e isso tem se fortalecido muito”, conclui. 

Valença do Piauí

Comentários