Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

24/11/2016 - 19h58

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

24/11/2016 - 19h58

Morre em São Paulo uma das maiores benfeitoras da Fundação Ruralista

Vera de Barros Tolle atuou como representante da entidade durante décadas e fundou a Corrente de Amor Paulista.

 

A sede da Fundação Ruralista, no município de Dom Inocêncio-PI (Foto: Divulgação/Fundação)

 

Morreu nesta quarta-feira (23) em São Paulo aos 72 anos a senhora Vera de Barros Tolle. Ela lutava contra um câncer desde julho de 2015 e acabou vencida pela doença. Vera foi uma das mais importantes benfeitoras da Fundação Ruralista durante décadas, atuando como representante da entidade piauiense em São Paulo.

 

Filha única do renomado professor Paulo Tolle, ex-diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SP) e um dos fundadores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Vera foi responsável por assinar documentos, resolver trâmites burocráticos, fazer pedidos a agências inglesas e coordenar ações da Fundação junto a outros benfeitores amigos do Padre Lira.

 

Filha paulista
Vera Tolle foi chamada carinhosamente de "filha paulista da Fundação", em alusão ao título de "mãe inglesa" que Padre Lira deu a Muriel Mitchell, uma senhora inglesa que tanto ajudou sua obra. Vera também foi fundadora da Corrente de Amor Paulista, formada por um grupo de amigos que deu grande apoio a entidade.

 

Durante mais de 20 anos, o pai de Vera foi responsável pela impressão dos livros didáticos das escolas da Fundação Ruralista e doou um maquinário completo de carpintaria para a entidade. Vera esteve na Fundação, em Dom Inocêncio, mais de uma vez e mesmo nos últimos anos nunca deixou de externar seu grande amor pela obra fundada por Padre Lira e que ela tanto ajudou.

 

O corpo de Vera foi sepultado na manhã desta quinta-feira (24).

 

Leia também:
Um herói que amou o sertão; especial sobre o Padre Lira

 

Dom Inocêncio

Comentários