Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

12/12/2016 - 09h55

Compartilhe

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

12/12/2016 - 09h55

Hospital de Esperantina fez mais de 400 cirurgias de catarata em 2016

Além das cirurgias, foram realizadas cerca de 800 consultas em oftalmologia.

Atendimento oftalmológico no Hospital de Esperantina	(Foto:Ascom Sesapi)

 Atendimento oftalmológico no Hospital de Esperantina (Foto:Ascom Sesapi)

O Hospital Estadual Julio Hartman, em Esperantina, realizou este final de semana o quarto mutirão de cirurgias de catarata e fecha o ano com 402 procedimentos realizados e aproximadamente 800 consultas feitas, somente na área de oftalmologia. A descentralização desse tipo de assistência foi intensificada ao final de 2015, quando a Secretaria de Estado da Saúde implantou o programa Olhar Bem, e em seguida, ampliou para a rede hospitalar no interior.

 

O secretário de Saúde, Francisco Costa, comemora o quantitativo de cirurgias de catarata, já que anos anteriores, foi em média, duas mil cirurgias realizadas. “Com o Olhar Bem, foi cerca de dez mil cirurgias, em todos os territórios. Imagina o significado para essas pessoas, a maioria acima de 60 anos, que há muito tempo estava sem enxergar e de repente, têm acesso ao serviço, de forma rápida e descentralizada, bem perto de sua casa e voltam a enxergar filhos, netos, voltar a ler? É garantir o direito à saúde e uma velhice com qualidade de vida”, afirma.


A descentralização das cirurgias de catarata no interior evita o deslocamento de pacientes para Teresina, garantindo ainda um atendimento rápido e o mais próximo de casa. Como no Hospital de Esperantina, que desde abril, vem realizando o procedimento. Durante um final de semana, o Hospital é totalmente adequado para os mutirões, recebendo equipe médica de Teresina e todos os equipamentos para consultas, exames e cirurgias.

 

“É gratificante poder levar qualidade de vida a esses idosos, a gente percebe o quanto a vida dessas pessoas melhorou. Toda a ação só é possível com o apoio que recebemos da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado”, explica o diretor do Júlio Hartman, Davyd Basílio, informando que para 2017 já há preparativos para novos mutirões.

 

Além de Esperantina, os hospitais de Luzilândia, Barras e Valença também realizaram mutirões de catarata. Nesses hospitais, mais de 300 pessoas foram beneficiadas. 

Esperantina

Comentários