Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

10/02/2017 - 11h55

Compartilhe

Pedro II

acessepiaui@hotmail.com

10/02/2017 - 11h55

Ecoescola desenvolve projetos voltados para a convivência com a seca

Seduc PI firma parceira com Projeto Mandacaru para Ecoescola Thomas a Kempis.

Horta orgânica da ecoescola	(Foto:Seduc)

 Horta orgânica da ecoescola (Foto:Seduc)

Na última semana, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), firmou parceria com o Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, entidade sem fins lucrativos que promove a cidadania dentro da realidade nordestina, desenvolvendo ações socioculturais, econômicas, religiosas e educacionais nas comunidades rurais, trabalhando projetos de convivência com o semiárido na perspectiva da sustentabilidade.

 

No Piauí, há 16 anos o Mandacaru implantou a Ecoescola Thomas a Kempis, na zona rural de Pedro II. “Esta escola desenvolve projetos educativos voltados para a convivência com o semiárido tendo a roça orgânica como uma alternativa de fortalecimento da agricultura familiar sustentável na região”, informa Neto Santos, coordenador do Centro Mandacaru.

 

O superintendente Institucional da Seduc, professor José Barros ficou impressionado com a proposta pedagógica da Ecoescola. “Acredito na Educação quando ela é casada com esporte e a cultura. E o que nós encontramos aqui são estudantes altamente ativos, seguros de si, cientes de suas realidades, mas motivados a vencer na vida, apesar da vulnerabilidade frágil social e financeira em que vivem com suas famílias”, pontuou.

 

Para o professor José Barros, o projeto pedagógico da Ecoescola pode servir de modelo para outras escolas. “Apresento este sentimento para nossa secretária Rejane Dias e para nossa equipe de ensino. Um modelo de educação contextualizada em que a família está inserida de fato na aprendizagem dos seus filhos. Isso é grandioso! São estudantes privilegiados”, declara.

 

“A personalidade de uma pessoa, de um estudante é construída não só no ambiente familiar, mas também com as experiências em outros lugares.  Por isso, a escola tem papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento e à formação integral dos alunos. Portanto, iniciativa como esta deixa claro que o aprendizado nesta Ecoescola vai além de ciências humanas e exatas, pois contempla sentimentos, emoções e realidades. Comprovamos com isso a melhorar do processo de aprendizagem”, finaliza o José Barros.

Pedro II

Comentários