Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

03/06/2017 - 11h54

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

03/06/2017 - 11h54

Itaueira: apenas 14% terminam o fundamental sabendo ler e interpretar

Os dados são do MEC, com base na Prova Brasil 2015. Resultado deixou o município bem abaixo da média estadual.

Resultado da Prova Brasil 2015 revela dados preocupantes

 Resultado da Prova Brasil 2015 revela dados preocupantes

Dados do Ministério da Educação com base nos resultados da Prova Brasil 2015 mostram que penas 17% dos alunos matriculados na rede pública de ensino em Itaueira-PI aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano. Quando se leva em conta até o 9º ano, o resultado é ainda pior. Dos 131 alunos que participaram, somente 18 (14%) demonstraram o aprendizado adequado.

 

De acordo com o QEdu, maior plataforma de dados educacionais do país, na competência Português, os alunos matriculados até o 5º ano que participaram da Prova Brasil 2015 no município apresentaram desempenho bem abaixo da média nacional, que foi de 50% e da média estadual, calculada em 38%.

 

Segundo o MEC, na avaliação até o 5º ano, dos 128 alunos examinados, somente 21 (17%) demonstraram o aprendizado adequado em leitura e interpretação de textos. Nessa competência, Itaueira ficou atrás de Pajeú do Piauí (38%), Flores do Piauí (21%) e empatou com Rio Grande do Piauí (17%).

 

Ainda segundo dados da Prova Brasil 2015, 26% dos estudantes matriculados no 9º ano disseram que já reprovaram pelo menos uma vez durante a vida escolar. 9% disseram que já reprovaram mais de duas vezes. 5% confessaram no questionário aplicado que já abandonaram a escola antes do fim no ano letivo.

 

 

Estímulo ao aprendizado da língua portuguesa 

 

 

Esses números negativos devem estimular a comunidade escolar na tomada de novos e mais eficientes rumos no ensino da língua portuguesa. Foi o que fez nesta sexta-feira (2) o Educandário Santa Teresinha  com a I Feira de Conhecimento sob a temática: Língua  Portuguesa - Mãe e digital de um povo!

 

 

Durante o evento voltado para os alunos do maternal ao 9º ano do ensino fundamental  matriculados na escola da rede privada,  a equipe de educadores fez uma  amostragem de conhecimentos  relacionados a língua portuguesa.

 

 

Dentre as abordagens foram contemplados o novo acordo ortográfico; curiosidades; cultura dos países que também falam a língua portuguesa; o preconceito linguístico; literaturas: infantil, de cordel; como também conhecimento literário luso-brasileiro, através de obras consagradas de autores portugueses e brasileiros na poesia e prosa.

 

 

 

Itaueira

Comentários