Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

20/06/2017 - 17h04

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

20/06/2017 - 17h04

Professores reclamam de atrasos salariais e vão buscar apoio do MP

Servidores alegam que até esta terça-feira (20) não receberam o pagamento referente ao mês de maio.

 

 

Um grupo de professores articula audiência com o representante do Ministério Púbico do Piauí em Itaueira, promotor de justiça Carlos Washington Machado, para tratar de atrasos salariais. Até a manhã desta terça-feira (20) alguns trabalhadores da educação ainda não tinham recebido seus vencimentos referentes ao mês de maio.  A assessoria da prefeitura informou que os pagamentos foram informados hoje e amanhã (21) deve está na conta.

 

Os servidores reivindicam que os pagamentos sejam feitos no início do mês, em data fixa.  Assim, é possível pagar as contas antes do vencimento, bem como fazer uma programação financeira para não passar por dificuldades.

 

O professor Herbert Macedo recebeu o salário de abril no dia 11 de maio e de lá para cá a prefeitura não depositou mais em sua conta. A previsão é de que receba nesta quarta-feira (21), um mês e dez dias após o último pagamento. A diferença é aparentemente pequena, mas desequilibra as finanças do trabalhador, geralmente com muitas contas a pagar no início do mês.  Além disso, a situação vai de encontro à Consolidação das Leis do Trabalho.

 


 
A prefeitura nega atraso de salários dos servidores da educação.  De janeiro até hoje (20 de junho) a prefeitura de Itaueira recebeu R$ 3.017.462, 26 (três milhões, dezessete mil, quatrocentos e sessenta e dois reais e vintes e seis centavos) referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

 

Somente nos 20 primeiros dias deste mês, já foram contabilizados - R$ 246.637,06 C, conforme dados disponibilizados pelo Banco do Brasil. É desse recurso, que não atrasa um só dia, que deve ser pago o salário de Herbert Macedo e os demais servidores da rede pública municipal de educação.

 

Termo de Ajustamento de Conduta

 

Pelo mesmo motivo, no dia 08 de agosto de 2013, o prefeito Quirino Avelino (PTB) teve que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público do Piauí se comprometendo a pagar até o 5º dia útil do mês subsequente o pagamento integral de todos os servidores. Confira o documento aqui.

 

Itaueira

Comentários