Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

05/07/2017 - 20h25

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

05/07/2017 - 20h25

VII Festa dos Pescadores vai destacar potencial da comunidade Moreira

Evento se tornou tradição no município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, e chega à sétima edição este ano.

 

Festa tem procissão pelas águas da represa situada na comunidade (Foto: Alonso Gomes)

 

Já está tudo pronto para a VII edição da Festa dos Pescadores da comunidade Moreira, no município de Dom Inocêncio. O tradicional evento acontece no próximo dia 15 e contará com uma programação especial. Considerada uma das mais tradicionais do município, a festa virou tradição regional e a cada edição registra crescimento.

 

Este ano, a programação começa às 9h30 com a procissão pelas águas com barcos e canoas. Às 10h30 será celebrada uma missa na igreja de São Pedro e após o meio-dia haverá almoço e partilha dos peixes. A festa dançante começa às 13h e será animada por Gilmar Silva, grupo Astral 10, Ricardinho do Acordeon e Romildo do Acordeon.

 

Potencial para piscicultura tem sido explorado na comunidade (Foto: Lucimara Pereira)

 

TRADIÇÃO
A Festa dos Pescadores da comunidade Moreira é realizada pela Associação Rural dos Irrigantes e Piscicultores do povoado com o apoio da Secretaria estadual da Cultura e do governo do Estado. O objetivo principal do evento é mostrar e enaltecer as potencialidades do povoado, cuja pesca é uma das atividades mais pujantes.

 

Nos últimos anos, o potencial da piscicultura em Moreira tem sido uma das apostas apoiadas pelo governo do Estado. O Projeto Viva o Semiárido está sendo desenvolvido na área e consiste na criação de peixes em tanques redes. A iniciativa conta com tanques de engorda, tanques redes berçários e uma plataforma de manejo dos peixes.

 

Povoado Moreira fica a quase 70 km da zona urbana de Dom Inocêncio (Foto: Alonso Gomes)

 

Moreira fica a quase 70 km da zona urbana de Dom Inocêncio e é privilegiado por estar próximo das águas represadas da barragem do Jenipapo. A VII edição da Festa dos Pescadores tem o patrocínio do deputado federal Assis Carvalho (PT), do deputado estadual Firmino Paulo (PSDB), do vereador Ângelo Oliveira e do líder político Téa, ambos do PMDB. O evento tem o apoio da Colônia Z-16, da Codevasf e do Sebrae.

Dom Inocêncio

Comentários